Maturidade e evolução: Lincoln se destaca no time juniores

25/08/2017, 15:26

O Campeonato Carioca Sub-20 chegou ao fim na última quarta-feira (23). Jogando no Estádio Moça Bonita, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0, devolvendo a derrota do jogo anterior, mas nos pênaltis, acabou superado pelo arquirrival: 4 a 3.

Um dos destaques da campanha rubro-negra foi o centroavante Lincoln. O jogador de 16 anos terminou a competição como artilheiro do Flamengo, com nove gols, mesmo tendo atuado em apenas 15 jogos dos 28 que o Mais Querido disputou.

Destaque absoluto no time sub-17, Lincoln estreou na equipe juniores no final do último ano, na Copa RS. Em seguida, disputou a Copa São Paulo, onde teve uma tímida participação. Mas logo depois, juntamente com Vinicius Junior, deslanchou no Sul-Americano Sub-17, conquistando o torneio pela Seleção Brasileira – a dupla marcou 12 dos 24 gols do Brasil na competição, além de contribuírem com assistências  –.

Com o fim do torneio continental, Lincoln voltou ao Brasil para disputar o Campeonato Carioca Sub-20. Novamente a parceira com Vinicius Junior funcionou. Os meninos mostraram muita irreverência nos últimos jogos que disputaram juntos na base.


Leia mais sobre o desempenho de Lincoln nas categorias inferiores


Com a promoção de Vinicius ao time profissional, Lincoln teve uma pequena queda de rendimento, chegando, inclusive, a ser opção no banco de reservas. No entanto, o jogador recuperou a vaga jogando muito futebol. No Brasileirão Sub-20, marcou quatro gols em três jogos. Ainda assim, o Flamengo acabou eliminado na primeira fase da competição. Na Copa do Brasil da categoria foram dois gols e duas assistências.

Referência técnica do time, Lincoln assumiu o protagonismo nos jogos finais do Carioca Sub-20, levando o time à disputa de pênaltis contra o Vasco na decisão do campeonato.

 

Além da frieza para marcar os gols, sejam eles de cabeça ou com os pés, Lincoln sabe se movimentar e auxilia o time na criação de jogadas. No segundo jogo da decisão contra o Vasco, acertou a trave em cobrança de falta. O único senão para o jogador está em seu porte físico – até compreensível pela idade. Tais virtudes impulsionam a torcida rubro-negra a clamar pelo jogador no time profissional, mas o caminho de Lincoln, por enquanto, parece ser a base.

O próximo desafio de Lincoln será o Mundial Sub-17, na Índia. O jogador foi convocado para o período de treinamentos e amistosos contra África do Sul e Inglaterra nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, respectivamente. A Seleção Brasileira estreia no Mundial no dia 7 de outubro, contra a Espanha. No dia 10, enfrenta a Coreia do Norte e no dia 13 o duelo será contra o Níger.

Foto: Staff Images/Flamengo


O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio para não acabar, e melhorar ainda mais. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN


Bruno Vasconcellos
Autor

Amante do bom futebol e apaixonado pelo Flamengo