Flamengo devolve derrota ao Vasco, mas é superado nos pênaltis na decisão do Carioca Sub-20
Na manhã desta quarta-feira (23), no Estádio Moça Bonita, o Flamengo derrotou o Vasco por 1 a 0, no jogo de volta da final do Carioca Sub-20. O resultado forçou a disputa de pênaltis, já que o Vasco venceu o primeiro jogo por 2 a 1. Nas penalidades, o Almirante saiu vencedor por 4 a 3, conquistando assim o título da competição.
O atacante Lincoln, que terminou o Carioca como artilheiro do Flamengo, com nove gols, marcou o tento da vitória rubro-negra no tempo normal. O goleiro Hugo Souza, reserva de Gabriel Batista, também fez uma excelente partida, salvando o Mais Querido em diversos momentos.
Eliminado do Campeonato Brasileiro Sub-20, os Garotos do Ninho voltam a campo somente em outubro, quando defenderão o título do Torneio Otávio Pinto Guimarães. Ainda nesta temporada, o Rubro-Negro vai disputar a Copa RS de Futebol, em dezembro.
O jogo
Como no clássico da última semana, o Vasco tomou a iniciativa do jogo. Em dois chutes de Robinho, o Almirante exigiu boas defesas do goleiro Hugo Souza. Novamente o Flamengo apresentou dificuldades na saída de bola. Nem mesmo a sequência de três escanteios seguidos ajudou o Rubro-Negro a ameaçar a meta cruzmaltina.
Somente com a saída de Paulo Vitor, atacante que movimentava o setor ofensivo adversário, o Mais Querido cresceu no jogo. Sem a referência, o Vasco não consegui segurar a bola no campo de ataque. E assim o Flamengo começou a ter liberdade para suas jogadas no meio-campo.
Aos 31 minutos Vinicius Souza arriscou um belo chute de fora da área, e a bola não entrou por pouco. Em jogada trabalhada de pé em pé, Jean Lucas lançou Lincoln que serviu um bolão para Gabriel Silva, mas o atacante chutou cruzado, à direita do gol. Já no final do primeiro tempo, Lincoln acertou a trave em cobrança de falta.
Tal como no primeiro tempo, o Vasco iniciou a etapa final pressionando o Flamengo. O goleiro Hugo Souza voltou a crescer em chutes de Andrey e Evander. Nervoso, o time rubro-negro acusou o golpe. Foram quatro cartões amarelos distribuídos para jogadores do Flamengo nos oito primeiros minutos da etapa complementar. Mas o Rubro-Negro se recuperou do momento ruim.
Aos 11’, Lincoln dividiu com a zaga, e o goleiro João Pedro salvou em cima da linha. Logo em seguida o técnico Márcio Torres efetuou a primeira mudança no time rubro-negro: Bill entrou no lugar de Vinicius Souza. O Flamengo ganhou em velocidade.
E foi em jogada de velocidade pelo lado esquerdo que Pablo chegou à linha de fundo e fez o cruzamento na medida, na cabeça de Lincoln, que não desperdiçou: 1 a 0. O gol deu confiança aos Garotos do Ninho. Bill teve a chance de matar o jogo aos 33 minutos, mas de frente para o gol acabou permitindo a defesa de João Pedro.
Com a vantagem mínima do Flamengo, o título foi decidido nos pênaltis. Lincoln abriu a contagem, mas Lucas Silva e Patrick perderam na sequência. O goleiro Hugo Souza chegou a defender uma cobrança do Vasco. Jean Lucas e Thuler marcaram logo depois. Mas não foi o suficiente para evitar a derrota nas penalidades: 4 a 3.
Flamengo: Hugo Souza; Juninho, Bernardo, Thuler e Pablo (Ruan); Hugo Moura, Jean Lucas e Vinicius Souza (Bill); Lucas Silva, Gabriel Silva (Patrick) e Lincoln. Treinador: Marcio Torres.
Foto: Staff Images/Flamengo
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio para não acabar, e melhorar ainda mais. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN