Balanço da Copa do Brasil Sub-20: Jean Lucas sobe, Loran desce

17/06/2017, 20:06

Apesar dos 70% de aproveitamento, o Flamengo ficou apenas com o vice-campeonato da Copa do Brasil Sub-20, ao ser superado pelo Atlético-MG nos pênaltis. Os Garotos do Ninho fizeram uma boa campanha, passando com muita tranquilidade por seus adversários até a decisão. Nem mesmo as lesões de Dener e Hugo Moura, e a promoção de Vinicius Junior ao time profissional, fizeram com que o rendimento da equipe caísse. Assim como aconteceu na Copinha, o MRN faz um balanço individual dos principais jogadores que entraram em campo ao longo da competição.

Vinicius Junior (atacante, 16 anos) – Já na equipe profissional, Vinicius participou de quatro jogos e marcou duas vezes. Comandou o time nas vitórias diante do Figueirense, em Florianópolis, e Bahia, na Gávea. Mesmo com 16 anos, está acima dos demais jogadores da categoria.

SOBEM

Gabriel Batista (goleiro, 19 anos) – Terceira opção de Zé Ricardo no início da temporada, o arqueiro demonstrou porque recebeu tamanha confiança. Disputou oito dos nove jogos do Flamengo na Copa do Brasil, e teve excelentes atuações principalmente diante do Figueirense, onde defendeu um pênalti no início jogo,  Avaí e Atlético-MG. Em relação à Copa São Paulo, melhorou na saída do gol. Gabriel ainda revelou-se um bom líder na ausência do zagueiro Dener, incentivando e orientando os seus companheiros.

Kleber (lateral-direito, 18 anos) – Embora tenha tido atuações discretas no jogos finais, Kleber foi uma importante peça no sistema rubro-negro. Titular em todos os jogos, o camisa 2 foi o líder em assistências da equipe, com quatro no total.

Dener (zagueiro, 19 anos) – Zagueiro de uma técnica invejável, Dener repetiu as atuações que teve na Copinha. Desta vez o jogador não apareceu muito no ataque, mas soube como se portar na defesa e controlar os ânimos da equipe nos momentos de maior tensão. Rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo e ficou de fora dos três últimos jogos.

Rafael Santos (zagueiro, 19 anos)  – Participou de todos os jogos como titular e mostrou muita segurança. Bom no jogo aéreo tanto no ataque quanto na defesa.

Michael (lateral-esquerdo, 18 anos) – Um dos bons nomes do time sub-20, acompanhado com muito entusiamo pelos torcedores. Michael participou de seis partidas na Copa do Brasil. O lateral destaca-se pela velocidade com que percorre o campo. Apóia e defende com muita eficiência.

Lincoln (atacante, 16 anos) – Dois gols e duas assistências. Lincoln sentiu a diferença física da categoria e sub-20 e foi sacado da equipe, passando a entrar no segundo tempo. Com a subida de Vinicius Junior para o time profissional, é o principal nome da base. Mas não há dúvidas de que seu lugar, por enquanto, é entre os garotos.

Jean Lucas (volante, 18 anos) – O jogador mais regular do Flamengo na Copa do Brasil Sub-20. Jean Lucas participou de sete jogos e foi o principal nome do meio-campo rubro-negro. Na ausência de um camisa 10 de ofício, organizou as jogadas pelo meio, aparecendo com certa liberdade pelo lado direito. O camisa 8 da Gávea tem muita personalidade e um potente chute de longa distância.

Jean Lucas: destaque do Fla na Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza)

 

NA MESMA

Lucas Silva (atacante, 19 anos) – Artilheiro da equipe com três gols, Lucas foi titular em todos os jogos. O atacante é um exemplo de garra, mas tem pouca inspiração. Joga como ponta nos dois lados do campo e acumula mais erros do que acertos.

Patrick (meia, 19 anos)  – É o meia mais habilidoso do elenco, porém preterido por João Pedro e Gabriel Silva. Quando entrou no decorrer dos jogos, tornou o time mais dinâmico. Foi titular apenas na última partida e não teve uma boa atuação. Ainda não explodiu na base como se imaginava que iria acontecer.

Wesley (lateral-direito, 17 anos) – Jogador promissor, atua muito bem apoiando e, assim como Michael, defende com a mesma eficiência. Ainda não teve um momento de grande destaque no time juniores, pois o titular da posição é incontestável.

Bernardo (zagueiro, 19 anos) – Marcou um importante gol de cabeça no Independência no primeiro jogo da decisão. De modo geral, não comprometeu nas cinco oportunidades que teve, sendo como três como titular.

Vinícius Souza (volante, 17 anos) – Participou de quatro jogos, sendo dois como titular. Teve atuações discretas, sem comprometer, mas sem muito ajudar.

DESCEM

Loran (atacante, 18 anos) – Jogador de muita força física e pouca habilidade. Ganhou a posição de Lincoln nos três últimos jogos, mas pouco acrescentou. Marcou dois gols na competição.

Theo (volante, 19 anos) – Irregular, alternou bons e maus momentos. Substituiu Hugo Moura, que fraturou um osso no dedo do pé. Jogador com dificuldades na marcação, quando não é envolvido, apela para faltas desnecessárias. Mas tem um bom passe.

João Pedro (meia, 19 anos) – Não conseguiu uma sequência de boas atuações. Apesar da técnica, é pouco efetivo. Todas as vezes em que foi substituído o time cresceu de rendimento.

Gabriel Silva (atacante, 20 anos) – Atuou como meia centralizado e ponta pelo lado esquerdo, depois da saída de Vinicius Junior. É um jogador "pouco cerebral",  e teve raros bons momentos. Com 20 anos, parece ter pouco a evoluir.

Fabricio, "Bill" (atacante, 18 anos) – Entrou em sete jogos no segundo tempo, aprontando uma correria pelos lados do campo. Por enquanto, não mostrou mais que velocidade, mas tem uma boa margem para progressão.

**Foram analisados somente os jogadores com mais de três jogos na competição.

O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
- Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.



Bruno Vasconcellos
Autor

Amante do bom futebol e apaixonado pelo Flamengo