Tite explica como jogadores do Flamengo ajudaram Seleção e fala sobre convocações
Com vitórias e futebol irregular da Seleção Brasileira durante a data FIFA, Tite exaltou a mudança proporcionada pelos jogadores do Flamengo. Everton Ribeiro e Gabigol foram titulares, assim como Gerson, recém-saído do clube. Após vencer o Peru por 2 a 0, nesta quinta-feira (9), na Arena de Pernambuco, o técnico explicou que a equipe evoluiu com as mudanças e as novas convocações.
De acordo com Tite, as alterações no time entre o jogo do Chile e o Peru surtiram efeito. Segundo o treinador da Seleção, a evolução decorre de um processo. Mas explicou como tentou mudar:
“São processos. Estamos em processos de construção, de oportunidades de atletas, de atletas jovens, de formação de sistemas diferentes. De usar externos e outros mais construtores e encontrando principalmente do meio pra frente, as opções criativas, nós temos bons finalizadores. Ajustar o processo todo, mantendo solidez para que o time possa evoluir”, explicou Tite.
Ao tratar especificamente dos jogadores do Flamengo, Tite pediu para seu auxiliar, Cleber Xavier, comentar as escolhas. Mas Cleber foi além. Para ele, os atletas titulares contra o Peru tiveram funções mais ofensivas e construtoras, o que ajudou no bom desempenho:
“Com dois jogadores externos criadores (Paquetá e Everton Ribeiro), mais um meio campista como o Gerson, jogando pela primeira vez, juntos na Seleção, tivemos um bom desempenho. Tivemos um tempo maior para ajustar as peças. Mas o campo foi ideal para o tipo de jogo e o passe sai mais qualificado”, afirmou.
No entanto, dando pistas de que novamente jogadores do Flamengo podem ser chamados, exaltou os escolhidos:
“Todo esse aspecto nos deixa felizes pelas oportunidades dadas aos atletas. Mas é um processo para buscar as condições criativas para achar um equilíbrio maior. Na frente estamos tendo fluidez cada vez maior. Dois construtores como tivemos hoje no desempenho e resultado”, explicou Cleber.
Flamengo pode perder jogadores para a Seleção em data FIFA novamente
A próxima convocação da Seleção Brasileira sai na sexta-feira, dia 17. Entretanto, Tite deu pistas de que deve manter os mesmos jogadores da atual lista, como os dos Flamengo. Sem dar nomes, o técnico afirmou:
LEIA MAIS: Everton Ribeiro revela objetivo especial mas aponta como o Flamengo pode ajudá-lo
“Não costumo vir aqui para a imprensa, externar uma opinião e falar outra na frente deles. Isso gera credibilidade. A menos que haja alguns componentes diferenciados a gente muda de opinião. Desempenho em alto nível, concorrência em alto nível te eleva. Seja leal e com a concorrência nós vamos buscar cada vez mais. Teremos dificuldades de convocação. Jogador bom, qualquer escolha é boa e vai acertar”, disse Tite.
Na atual data FIFA, o Flamengo cedeu cinco jogadores para as seleções sul-americanas. Mas, por conta disso, a CBF adiou suas partidas no Campeonato Brasileiro.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes