Com o jogo de despedida no último domingo (3) contra o Cuiabá, surgiu a dúvida: Rodrigo Caio vai para qual time? Diferentemente de Filipe Luís, o zagueiro não deve se aposentar e deve seguir carreira após deixar o Flamengo, em 2024. O defensor marcou sua passagem no Mengão com diversos taças, gol de título, lesões e protagonismo.
Visando entender para qual time Rodrigo Caio vai, o MRN separou todas as informações , análises e especulações envolvendo o futuro do zagueiro para 2024. Propostas, negociações, clubes brasileiros interessados, etc. Além disso, também fizemos uma retrospectiva da passagem do ex-xerife, que marcou seu nome no Mais Querido.
Leia mais: Vale a pena ser sócio torcedor do Flamengo?
O ex-xerife Rodrigo Caio vai para qual time?
Até o momento, não há certeza sobre para qual time Rodrigo Caio vai após sua despedida do Flamengo. Até o momento, 3 clubes brasileiros manifestaram interesse na contratação do jogador: Cruzeiro, Internacional e Grêmio. Destas, apenas o tricolor gaúcho teve vida tranquila no Brasileirão 2023.
No entanto, apenas o Cruzeiro já se manifestou de forma concreta por Rodrigo Caio. Em julho deste ano, o clube mineiro consultou o Flamengo pela situação do zagueiro, que já tinha futuro incerto no Mengão. Contudo, não chegou em um acordo com o atleta. O maior problema das negociações foi a parte física de Rodrigo, que se machucou diversas vezes no Fla e pouco jogou nesta temporada.
O Internacional monitora a situação de Rodrigo Caio, mas espera a definição de suas eleições no dia 9/12. Após chegar às semifinais da Libertadores em 2023, o Colorado conquistou vaga na Sul-Americana para 2024 e pretende se reforçar para voltar a disputar mais títulos de peso.
Por último, o Grêmio é o que vive situação melhor que os outros dois. Voltando da Série B assim como o Cruzeiro, o tricolor gaúcho fez boa campanha no Brasileirão e terminou em segundo lugar. No entanto, os comandados de Renato Gaúcho não tiveram uma defesa forte e consolidada. Logo, Rodrigo Caio pode ser bom nome para o time sulista se reforçar em 2024.
Quantos anos tem o Rodrigo Caio?
O zagueiro, que marcou a geração de 2019, tem 30 anos de idade e nasceu em agosto de 1993 na cidade de Dracena, em São Paulo. Então, com base em quantos anos tem Rodrigo Caio, o MRN separou alguns possíveis reforços, desde defensores mais novos até os mais experientes, que podem chegar ao elenco do Flamengo para a próxima temporada.
Léo Ortiz – 27 anos
O zagueiro porto-alegrense Léo Ortiz nasceu em janeiro de 1996 e, aos 27 anos, pode ser um substituto ideal para a saída de Rodrigo Caio. O defensor, que atua no Red Bull Bragantino, vem sendo especulado no Mengão há algum tempo e já manifestou de maneira implícita a vontade de vestir rubro-negro em 2024. Parte da torcida vê a contratação com bons olhos, visto que uma das principais características de Ortiz é a qualidade na saída de bola, algo que vem fazendo o Fla sofrer.
João Victor – 25 anos
Apesar de não ser um nome de consenso entre torcedores e dirigentes flamenguistas, o zagueiro João Victor surgiu como opção recente para uma vaga de zagueiro no Flamengo. Ele foi revelado pelo Corinthians e está no Benfica, mas havia sido afastado do clube português em outubro deste ano. No último dia 3, jogou poucos minutos no empate contra o Moreirense, pela Liga Portugal.
Bruno Méndez – 24 anos
Outro nome de peso para a janela do Flamengo, o zagueiro Bruno Méndez surge como boa opção para a zaga do Mengão. O uruguaio nascido em setembro de 1999 não está satisfeito com o Corinthians e deve deixar o clube paulista em 2024. O possível substituto de Rodrigo Caio também é visto com bons olhos tanto por dirigentes como torcedores rubro-negros.
Por que Rodrigo Caio saiu do Flamengo?
Um dos pilares defensivos do Flamengo desde 2019, o zagueiro foi fundamental em boa parte das conquistas durante sua passagem pelo Mais Querido. Porém, o histórico de lesões, principalmente no joelho de Rodrigo Caio, “encurtaram” o período do defensor com a camisa rubro-negra. Relembre abaixo algumas das lesões ou problemas clínicos que afastaram o ex-xerife de campo.
Em 2020, logo após o ano mágico do Flamengo, o zagueiro passou por algumas problemas físicos e pegou Covid-19. Dentre as razões que o afastaram dos gramados estão lesões na panturrilha direita e coxa esquerda, desgaste muscular e um edema ósseo no joelho esquerdo de Rodrigo Caio.
Em 2021, mais problemas nas coxas e no joelho de Rodrigo Caio. Ele sofreu com um problema muscular na coxa esquerda e uma fibrose na direita. Além disso, em dezembro, cirurgia no joelho esquerdo, que evoluiu para uma inflamação, afastando-o dos gramados até maio de 2022.
Por fim, em 2022, Rodrigo Caio disputou poucos jogos na temporada, novamente por conta de problemas no joelho. O zagueiro lesionou o menisco medial do joelho esquerdo e ficou de fora de boa parte daquele ano igualmente vitorioso do Mengão. Ele disputou apenas 12 jogos, sendo o último em julho, contra o Tolima na Libertadores.
Rodrigo Caio aposentou?
Diferentemente de Filipe Luís, Rodrigo Caio não se aposentou e deve reforçar alguma equipe no ano que vem. Apesar do histórico de lesões, acredita-se que com planejamento e preparo físico ideal, o zagueiro consiga render ainda por mais algumas temporadas antes de pendurar oficialmente as chuteiras.
O contrato de Rodrigo Caio com o Flamengo ia até dezembro deste ano. Com pouco espaço, principalmente desde que Sampaoli chegou ao Mengão, o clube preferiu não estender o vínculo do zagueiro e deixá-lo livre para assinar com outra equipe para 2024.
Retrospectiva: a brilhante passagem de Rodrigo Caio pelo Flamengo
Rodrigo Caio chegou ao Flamengo em 2019 após ficar 8 anos defendendo o São Paulo, clube que o revelou. Antes de assinar com o Mengão, esteve próximo de ir para o Barcelona, mas a negociação acabou não se concretizando. Em seu primeiro ano vestindo o Manto Sagrado, ele jogou 60 jogos e fez gols importantes, como contra Athletico-PR, no Brasileirão, e Grêmio, na Libertadores. Venceu os dois campeonatos e o Carioca naquele ano.
Por outro lado, pouco atuou em 2020, sendo peça fundamental quando esteve em campo da mesma maneira. Naquela temporada, levantou o Brasileirão pelo Flamengo. Em 2021, na disputa da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, cometeu pênalti em Rony no tempo regulamentar, mas converteu a cobrança decisiva na disputa de penalidades após o empate por 2 a 2.
Por fim, teve pouco espaço novamente em 2022, dessa vez por conta da sucessão de lesões sofridas pelo atleta. Em 2023, nem mesmo a troca de técnicos fez com que Rodrigo Caio ganhasse espaço no time titular. Participou pouco com Vitor Pereira e menos ainda com Sampaoli, chegando a ficar quase 8 meses sem entrar em campo. Com Tite, pouquíssimas oportunidades, embora entregando qualidade quando exigido.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.