Jogos do Flamengo desaparecem da TV aberta; queda foi de 60%
Em disputa com a Rede Globo desde o Campeonato Carioca de 2020, foram apenas 14 partidas durante 2020
Clube mais popular do Brasil, o Flamengo viu seus jogos desapareceram da TV aberta. Em disputa com a Rede Globo desde o Campeonato Carioca de 2020, foram apenas 14 partidas durante ano, pouco mais de uma por mês. Além da perda dos direitos de transmissão da Libertadores, a briga pelo pay per view (PPV) diminuiu a frequência rubro-negra na emissora. As informações são do UOL.
Segundo levantamento feito pelo portal, a queda no aparecimento em TV aberta durante 2020 foi de 60% em relação ao ano anterior. Em 2019, o Flamengo teve 33 partidas exibidas, já com tendência à mudança para o PPV. À época, Globo transmitiu 11 jogos da Libertadores e sete do Carioca.
Globo rescindiu o contrato de direitos da Libertadores com a Conmebol em agosto do ano passado. Com as exibições do torneio indo para a emissora concorrente, SBT, cinco partidas ao todo foram transmitidas em TV aberta durante a competição continental. Duas delas ainda na Globo. O contrato da emissora paulista vai até 2022.
LEIA MAIS
Torcida do Benfica se desespera com novo tropeço: ‘Flamengo, venha busca Jorge Jesus’
Confira o calendário de jogos do Flamengo em janeiro
Paquetá entra na Seleção do Campeonato Francês ao lado de craques mundiais; veja a lista
Entretanto, mesmo sendo a principal fonte de receita do Flamengo, na casa dos R$ 200 milhões pelo contrato sobre o Brasileirão, a Rede Globo transmitiu oito partidas do clube em 2020. Para efeito de comparação, em 2019, foram 15 jogos exibidos do Campeonato Brasileiro.
Vale ressaltar que a temporada ainda está em curso. Contudo, a previsão não é de mais exibições. Segundo o cronograma ainda não definitivo, o Flamengo deve ter mais quatro jogos em TV aberta pela Globo até o final do Brasileirão. Ou seja, um total de 18.
Os dois lados ainda não avaliaram se haverá prejuízo financeiro para as partes. Entretanto, a emissora carioca vê uma perda de espaço justamente do seu principal produto esportivo. Após a queda do Rubro-Negro na Libertadores, a Globo chegou a “comemorar” o fato de ter mais quartas livres para o clube.
Uma das ambições do Flamengo é a expansão da sua marca dentro e fora do Brasil. De acordo com pessoas ouvidas pelo MRN, o fato, tratado como isolado, não preocupa. Todavia, há sim um temor de que isso aconteça nas próximas temporadas e possa afetar o caixa do clube.
Segundo colunista Gabriel Rizzo, a emissora tem solicitado à CBF antecipações de jogos de sábado e domingo para o meio de semana. A tentativa é de compor a grade nas semanas que o campeonato “folga” por causa das competições sul-americanas.
Visando melhorar a audiência, o Flamengo se tornou uma peça chave para tentar alavancar os números que não foram tão satisfatórios como esperado. No Rio de Janeiro, apenas nas duas últimas partidas do Rubro-Negro, contra o Racing, a Rede Globo conseguiu bater o SBT.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes