Fla-Flu recorre e quer nota máxima e eliminação do Vasco em licitação do Maracanã
Mesmo tendo obtido a melhor nota dos três concorrentes e garantido matematicamente a vitória na licitação do Maracanã, o Consórcio Fla-Flu apresentou recurso para que a Comissão Especial de Licitação reveja a decisão de tirar 8 dos 125 pontos possíveis da proposta técnica para gerir o estádio pelos próximos 20 anos.
O recurso do Consórcio Fla-Flu também pede a redução das notas aos Consórcios Maracanã Para Todos (Vasco SAF e W/Torre) e RNGD Consultoria (que administra o Mané Garrincha). Os consórcios concorrentes também apresentaram recursos para a comissão rever suas notas e a do Flamengo.
➕Veja onde Fla-Flu e Vasco perderam pontos na licitação do Maracanã
Caso o recurso de Flamengo e Fluminense seja atendido na íntegra, o consórcio que inclui o Vasco será eliminado e o Fla-Flu será ganhador da licitação antes mesmo da abertura do envelope com a proposta financeira.
No seu recurso, o Consórcio Fla-Flu diz considerar que “atendeu plenamente ao edital, fazendo jus à pontuação máxima prevista”.
O consórcio formado por Flamengo e Fluminense perdeu metade dos quatro pontos possíveis em quatro quesitos, que, segundo a avaliação da Comissão de Licitação, teria atendido apenas parcialmente. Os itens em questão são: descrição da composição das receitas ordinárias e recorrentes, plano operacional contendo descritivo detalhado do funcionamento dos equipamentos, orçamentos e descritivo do modelo operacional e cronograma de implantação.
O recurso do Consórcio Fla-Flu compara a proposta do Flamengo à dos concorrentes e ressalta que ela foi muito mais completa, inclusive detalhando os gastos das intervenções obrigatórias exigidas pelo edital – o consórcio estimou um investimento necessário de quase R$ 400 milhões no estádio.
“Desta forma, conclui-se que a proposta do Consórcio Fla-Flu não apenas cumpre todos os requisitos estipulados no Edital, mas também excede em qualidade e detalhamento em relação às demais, merecendo uma avaliação positiva e a atribuição da pontuação máxima. Esta avaliação justa e precisa refletirá o comprometimento do Consórcio Fla-Flu com o sucesso e a viabilidade do projeto de concessão do Complexo Maracanã”, diz o recurso.
Fla-Flu diz que Vasco não pode mandar todos seus jogos no Maracanã
Em relação ao Consórcio Maracanã Para Todos, o Consórcio Fla-Flu pede a revisão da nota do consórcio formado pelo Vasco em vários quesitos, que levariam a nota dos atuais 81 para abaixo dos 70 pontos mínimos para seguir na licitação, Entre os pedidos, o Fla-Flu pede que a comissão reavalie a garantia do Vasco de que pode realizar 34 jogos anuais no Maracanã. O texto cita o estatuto do Vasco SAF para dizer que a Vasco SAF não pode promover a realização de mais de metade dos seus jogos fora de São Januário sem aprovação da Assembleia Geral do clube. Desta forma, só poderia realizar 16 jogos anuais no Maracanã, o que não garantiria o mínimo de 25 jogos e faria o Vasco zerar esse quesito da nota técnica.
A Comissão de Licitação deve responder aos recursos até o início da semana que vem. A abertura dos envelopes com a proposta financeira, última etapa da licitação, está marcada para o dia 8 de maio.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...