Diferença de notas já garante vitória do Flamengo na licitação do Maracanã

10/04/2024, 10:21
Maracanã iluminado com as cores do Flamengo

O Vasco não tem mais como superar o Consórcio Fla-Flu na disputa pela concessão do Maracanã pelos próximos 20 anos caso as notas da proposta técnica não sejam alteradas após a apresentação de recursos. Desta forma, caso as notas sejam mantidas, a confirmação da vitória do Flamengo na licitação do Maracanã passa a ser apenas uma questão de tempo.

A nota final da licitação é formada pela média da nota técnica, com peso de 60%, e da nota financeira, com peso de 40%. O Flamengo obteve nota técnica de 117 pontos, contra 81 do Vasco. O consórcio que administra o Mané Garrincha obteve apenas 54 pontos e foi desclassificado da disputa.

Desta forma, o Flamengo terá ao menos a segunda melhor nota na proposta financeira, ficando com 115 pontos, enquanto o Consórcio Maracanã Para Todos, de Vasco e W/Torre, terá o máximo de 125 pontos.

Na média, o máximo que Vasco e W/Torre podem atingir é 99, enquanto o mínimo para o Consórcio Fla-Flu é 116. Ou seja, a vitória estará assegurada no dia 30 de abril, quando serão abertos os envelopes com as propostas financeiras.

Flamengo não pode mais reduzir proposta financeira feita em dezembro

A proposta financeira mínima é de R$ 6,132 milhões por ano, o que dá um valor estimado mínimo de R$ 186 milhões pela duração do contrato, considerando a inflação. As propostas foram entregues junto com os documentos de habilitação e as propostas técnicas em dezembro do ano passado. Ou seja, o Flamengo não pode agora propor o valor mais baixo possível pelo simples fato de já saber que vai ganhar a licitação.

O presidente Rodolfo Landim vem garantindo que a vitória na concessão do Maracanã não afeta os planos de construção de um estádio próprio para o Flamengo, já que não há outra solução de curto prazo para o Flamengo mandar seus jogos.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...