Vasco recorre contra nota em licitação do Maracanã

18/04/2024, 16:32
Vasco tenta aumentar nota e reduzir a de Fla-Flu para manter chances de vencer a licitação do Maracanã; consórcio de Brasília também recorre

O Consórcio Maracanã Para Todos, formado por Vasco e W/Torre, apresentou nesta quarta-feira (17), no último dia possível, o recurso contra a nota técnica da Comissão de Licitação. O consórcio recebeu 81 de 125 pontos e ficou em segundo lugar – se a nota for mantida, o Vasco não tem mais como superar o Consórcio Fla-Flu na disputa.

O Vasco pediu para a comissão reconsiderar a decisão de não aceitar a garantia de que serão realizados até 35 jogos por temporada do Santos no Maracanã. O consórcio usou documentos assinados pelo time paulista e pelo Brusque para tentar igualar o número de jogos garantido pelo Consórcio Fla-Flu, mas a Comissão de Licitação considerou que não há como garantir essas datas porque a marcação dos jogos no Maracanã dependeria de aceitação das federações locais, da CBF e dos adversários.

Fla-Flu promete investir quase R$ 400 mi em obras no Maracanã

O Consórcio Maracanã Para Todos alega que o edital não coloca nenhuma restrição para jogos de times de fora do Rio e que a Comissão de Licitação estaria criando novas exigências ilegais.

A RNGD Consultoria, que não conseguiu a nota mínima e foi desclassificada do processo, também recorreu. O grupo responsável pela administração do Mané Garrincha não conseguiu pontos por não ter documentos garantindo a realização de nenhum jogo no Maracanã e só conseguiu 54 pontos. O mínimo para seguir na disputa eram 70.

Além de pedirem para modificar suas próprias notas, os dois consórcios rivais também podem questionar a nota do Consórcio Fla-Flu, que conseguiu 117 pontos dos 125 possíveis. O governo do Rio ainda não disponibilizou a íntegra dos recursos para consulta, o que deve acontecer nas próximas horas.

A Comissão de Licitação deve analisar os recursos antes da abertura dos envelopes com a proposta financeira, marcada para o dia 30 de abril. Caso as notas não sejam modificadas, o consórcio formado pelo Vasco não tem como superar o Consórcio Fla-Flu mesmo se tiver a maior proposta financeira.

A regra da licitação prevê que a melhor proposta financeira recebe 125 pontos e a segunda melhor, 115. A nota final é formada pela média das duas notas, com peso de 60% para a nota técnica e 40% para a financeira. Com as notas atuais, o Flamengo terá uma nota final de no mínimo 116, enquanto o Consórcio Maracanã Para Todos, na melhor das hipóteses, chegará a 99.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...