David Luiz é uma das principais lideranças do elenco do Flamengo. Jogador mais velho da equipe e em alta novamente no campo, o defensor de 37 anos ainda é uma referência técnica para os companheiros. Mas seu principal impacto como líder é o papel como mentor de jogadores mais jovens, o que diz encarar como uma responsabilidade após carreira que construiu até “viver sonho” no Mengão.
“Psicólogo não, me sinto no dever de passar algumas das minhas experiências e oportunidades que tive de viver grandes coisas no futebol e continuar vivendo no Flamengo. Já mencionei que o Flamengo é uma das melhores páginas da minha vida. E tentar direcioná-los para o caminho que sei vai dar certo é o que tento fazer. E gosto de fazer. Gosto de viver esse sonho e ajudando eles a realizarem também”, disse David em entrevista ao “ge”.
➕: Flamengo é time com mais desfalques pela Copa América por segunda edição consecutiva
Recentemente, o volante Igor Jesus afirmou que o zagueiro é um dos jogadores que mais o dá conselhos para evoluir. Os relatos sobre conversas e conselhos aos atletas mais jovens são muitos, alguns outros exemplos são: Lorran, Lázaro e João Gomes.
Mas não só jovens recebem atenção do “capitão” David Luiz. Rodinei é caso emblemático, pois zagueiro o influenciou a adotar hábitos profissionais e o ajudou a atingir ápice da carreira aos 30 anos. Para os que ainda estão no clube, a aula no dia a dia é sobre cobrança de falta, quesito que se destacou na carreira.
“Eu aprendi com muitos durante a minha carreira e o que tento passar ali é algo que aprendi no passado e busco encorajá-los a colocar o talento para fora. Muitas das vezes o que falta aos jogadores são incentivos a viverem coisas diferentes”, comentou.
Léo Pereira foi um dos que se inspirou e marcou primeiro gol de falta como profissional em partida contra o Madureira, em março. Ele dedicou o tento aos aprendizados com o companheiro. Já David brinca que, apesar do aproveitamento nos treinos, não conseguiu por em prática nos jogos.
“Quem mais faz gol de falta no treino sou eu, mas só no treino. No jogo não está saindo. Desculpa, Nação (risos).”
David Luiz exalta grandeza do Flamengo
O experiente defensor passou por momentos conturbados no clube, principalmente em 2023. Sofrendo com pequenas lesões e desempenho ruim no campo, se tornou alvo de críticas da torcida e opção por renovação automática em contrato gerou revolta de muitos rubro-negros na época.
Questionado se decisão foi influenciada pela chegada de Tite, o defensor garante que estendeu contrato pela vontade de seguir em um clube do tamanho do Flamengo. Ele não deixa de exaltar Tite e comissão, mas dá a entender que permaneceria independente do treinador escolhido.
“Não só do Tite, acho que a grandeza do Flamengo já te permite sonhar em fazer parte sempre desse grande clube. Sem dúvida nenhuma tendo profissionais capacitados, assim como Tite, nos ajuda a facilitar nossas decisões.”
Titular nos jogos contra Millonarios e Vasco, David foi bastante elogiado pelas atuações e ainda conseguiu marcar um gol. Camisa 23 fez seu primeiro gol no Maracanã pelo Flamengo em goleada sobre o rival.
Agora, com papel definido no time de Tite e controle de minutos, especula-se que o defensor pode renovar com o clube até o Super Mundial de Clubes de 2025, que termina em julho.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.