A CBF recusou o pedido capitaneado pelo Flamengo e endossado por outros 11 clubes para paralisar o Campeonato Brasileiro durante a Copa América, quando o Mais Querido pode sofrer graves desfalques por até 9 rodadas.
O histórico mostra que o Flamengo tem razão em reclamar e tentar a mudança, já que a Copa América nos últimos anos decidiu um campeonato a favor e outro contra o Flamengo.
➕Flamengo enfrentará 6 dos 8 clubes contrários à paralisação durante Copa América
Em 2019, a paralisação do Brasileiro para a disputa da competição foi fundamental para o Flamengo, que contratou Jorge Jesus, que usou o tempo para preparar o time por 20 dias. Na volta da paralisação, o Flamengo arrancou para o título com a melhor campanha em todos os tempos.
Já em 2021, o Campeonato não foi paralisado durante a Copa América, e o Flamengo jogou sete jogos desfalcado de Gabigol e Everton Ribeiro – seis deles também sem Arrascaeta e Isla.
Nestes jogos, o Flamengo teve 3 vitórias e 4 de suas 9 derrotas no campeonato inteiro. O aproveitamento foi de apenas 42%. Uma das partidas foi uma derrota para o campeão Atlético-MG.
Flamengo teria 5 pontos a mais com aproveitamento sem Copa América
Se o Flamengo tivesse tido no campeonato inteiro o aproveitamento de 66% que teve nas outras 31 partidas, terminaria a competição com 5 pontos acima dos 71 que obteve. Isso não seria suficiente para alcançar os 81 do Atlético-MG.
Entretanto, é preciso calcular que se tivesse vencido o Atlético com o time completo, o Atlético teria três pontos a menos, ou seja, 78. Desta forma, o time não teria sido campeão com duas rodadas de antecedência, como aconteceu. Já sem chances de título, o Flamengo perdeu para o Santos em casa enquanto o Atlético venceu o Bragantino. Os resultados poderiam ser diferentes se o Flamengo ainda estivesse na briga pelo título.
Em 2024, a Copa América vai afetar o Campeonato Brasileiro por ainda mais rodadas do que em 2021 – 9 contra 7 – e o Flamengo deve perder ainda mais jogadores. A convocação dos uruguaios Viña, Varela, De La Cruz e Arrascaeta e do chileno Pulgar é praticamente certa, e ainda existe a grande possibilidade de que Dorival Junior convoque alguns dos jogadores com quem ganhou a Libertadores de 2022.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...