Flamengo enfrentará 6 dos 8 clubes contrários à paralisação durante Copa América

01/03/2024, 09:36
Jogadores do Flamengo em campo em jogo do Carioca; time irá disputar nove rodadas do Brasileirão desfalcado durante as semanas de Copa América

Nesta quinta-feira (29), a CBF divulgou a tabela do Brasileirão e confirmou que não vai paralisar o torneio durante as semanas de Copa América. A entidade negou pedido do Flamengo e outros 11 clubes, que irão jogar ao menos nove rodadas desfalcados dos convocados. No período, o Mengão terá confrontos contra seis times que foram contrários à interrupção, além de confrontos contra postulantes a título.

Com o time repleto de desfalques, o Flamengo irá enfrentar Bahia, Juventude, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza e provavelmente Vitória. Seis dos que times foram contra a mudança, alegando discordância com redução no intervalo dos jogos. No entanto, os 12 clubes que fizeram pedido à CBF entendem que é uma tentativa de conseguir vantagem contra equipes desfalcadas.

➕: Léo Ortiz no Flamengo: acerto está muito próximo

Além dos seis jogos, o Fla vai enfrentar Criciúma, Internacional, Fluminense e Atlético-MG. Postulantes ao G4 do Brasileirão, os quatro estavam ao lado do Mengão na solicitação, junto também a: Athletico-PR, Corinthians, Botafogo, Red Bull Bragantino, Palmeiras, São Paulo e Vasco.

A Copa América, que será nos Estados Unidos, vai ocorrer entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Período que vai se chocar com sete rodadas do Brasileiro. Entretanto, os jogadores devem se apresentar com pelo menos uma semana de antecedência para iniciar preparação, o que vai gerar desfalques em mais duas rodadas. Veja os jogos do Flamengo no período:

  • 10ª rodada – Bahia x Flamengo
  • 11ª rodada- Fluminense x Flamengo
  • 12ªrodada – Juventude x Flamengo
  • 13ª rodada – Flamengo x Cruzeiro
  • 14ªrodada – Atlético-MG x Flamengo
  • 15ªrodada – Flamengo x Cuiabá
  • 16ªrodada – Flamengo x Fortaleza
  • 17ª rodada – Internacional x Flamengo
  • 18ª rodada – Flamengo x Criciúma
  • 19ª rodada- Flamengo x Vitória*

A partida contra o Bahia, válida pela 10ª rodada, acontecerá no dia 12 ou 13 de junho. Data em que as seleções já devem estar concentradas para treinamentos visando a Copa América. A Seleção Brasileira, por exemplo, tem amistosos marcados para os dias 8 e 12 de junho.

Já a 19ª rodada, contra o Vitória, será em 17 ou 18 de junho. A data é três ou quatro dias após a final do torneio de seleções. Portanto, caso o Flamengo tenha algum finalista na competição, o clube terá que montar logística especial ou terá desfalque em mais uma rodada.

Vale lembrar que o Flamengo terá ao menos cinco convocados para o torneio: Arrascaeta, De la Cruz, Varela e Viña (Uruguai) e Pulgar (Chile). No entanto, existe expectativa de atleta rubro-negros na convocação do Brasil desta sexta-feira (1º), que será a última antes do torneio e deve indicar possíveis convocados.

CBF emite nota oficial

A Confederação Brasileira de Futebol emitiu nota oficial logo após a divulgar a tabela e confirmar a negativa ao pedido dos clubes. Oferta que foi de trocar datas da Copa do Brasil por datas do Brasileirão e alongar o calendário brasileiro. Contudo, A entidade alegou que os parceiros comerciais, principalmente a Globo, foram contrários à proposta.

Além disso, afirmou que seria prejudicial à dinâmica das competições e poderia haver conflitos entre Copa do Brasil e Mundial de Clubes. Sendo assim, fazendo o contrário do que solicitaram os clubes, a entidade decidiu priorizar a Copa do Brasil.

“Não foi considerado pelos clubes a alteração do modelo de disputa da Fifa Intercontinental Cup (Mundial de Clubes). Os times da América do Sul, para chegarem à final, terão que disputar três partidas, diferente dos anos anteriores. Caso o vencedor da Copa Libertadores seja uma equipe brasileira, o que ocorreu nas últimas cinco edições, e se o clube for também finalista da Copa do Brasil 2024, a proposta apresentada não seria viável”, diz trecho da nota.

Veja outros argumentos da CBF na nota:
  • A Copa do Brasil 2024, teria um intervalo de 4 (quatro) meses entre as quartas de final e as semifinais, o que gera profunda perda de interesse dos espectadores, desvalorizando a competição e podendo causar prejuízos aos clubes, patrocinadores e detentores de direitos;
  • A CBF teve todo o cuidado de consultar a principal empresa detentora dos direitos de transmissão da Série A e da Copa do Brasil. Infelizmente, mudança pretendida afeta diretamente o cumprimento dos contratos, bem como dos contratos celebrados com os patrocinadores que fizeram todo o planejamento com base nas datas previamente divulgadas pela CBF;
  • Haveria prejuízos à dinâmica das competições na medida em que acarretaria um intervalo de praticamente um mês entre rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro;
  • A proposta de alteração do calendário de 2024 foi enviada após o início de diversos campeonatos estaduais e regionais e às vésperas do início da 1ª fase da Copa do Brasil, o que poderia gerar ajustes desiguais e que não envolveriam a integralidade do calendário do futebol nacional e todas as suas competições;
  • A alteração geraria o prolongamento da temporada para 2 (dois) clubes, impactando em datas definidas de férias dos atletas e comissão técnica, o que poderia acarretar graves problemas envolvendo direitos trabalhistas, e geraria impactos para o Calendário de 2025;
  • Fases de oitavas e quartas de final ocorreriam exatamente durante a Copa América 2024, ficando os clubes igualmente desfalcados, mas em campeonato de fases eliminatórias e com alta premiação financeira.

Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.