A partida do ano! Flamengo a um empate de final da Copa Sul-Americana
Flamengo e Junior Barranquilla vão medir forças por uma vaga na final da Copa Sul-Americana. Esse será o confronto de volta da semifinal do torneio e será realizado no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, às 22h30 de Brasília, em Barranquilla (Colômbia). A partida de ida, vencida pelos rubro-negros por 2 x 1, com gols de Juan e Felipe Vizeu, dá uma pequena vantagem. O empate leva o clube carioca para a inédita final da competição continental.
Desfalcado, o Mais Querido sofre um grande dilema. Diego Alves, goleiro titular, sofreu uma fratura na clavícula no primeiro confronto entre as equipes. Muralha, seu reserva imediato, após falhas seguidas, passa insegurança à equipe e principalmente ao torcedor. Provavelmente não deve ser titular na partida de hoje. O goleiro reserva, César, não atua há dois anos pelo clube carioca. A terceira opção, Thiago, retornou aos treinos na última sexta-feira após passar cerca de dois meses se recuperando de lesão na mão esquerda. Tudo indica que a movimentação da diretoria para inscrever César às pressas na competição não foi à toa e o atleta deve ser o goleiro na decisão.
Além da ausência do arqueiro, o Flamengo não pode contar com Everton, Ederson, Berrío, Rafael Vaz e Guerrero - suspenso pela FIFA.
O Junior Barranquilla é um time bem conhecido pelo técnico Reinaldo Rueda, que elogiou o adversário desta noite.
"Creio que o Junior é uma equipe com jogo muito coletivo, muito ofensivo, uma agressividade ofensiva. O Junior, por ser o mandante, aproveita muito o que tem no seu entorno. A atmosfera que tem o estádio. Vai ser um jogo de altíssima concentração. Precisamos fazer um jogo muito inteligente, de grande disciplina tática. Temos tudo para fazer um bom jogo. Essa é a partida do semestre para nós, que pode nos levar para essa grande final. Flamengo tenta fazer esse futebol coletivo, vistoso. É uma equipe que gosta de ter a bola. Futebol brasileiro é uma grande potência no jogo aéreo, pelo biotipo, pela cultura, porque tem muito bons lançadores. Essa boa sensibilidade para lançar e fazer muitos gols em jogo aéreo. Acredito que amanhã vai ser um jogo com duas equipes que jogam muito bem."
A equipe colombiana se preparou para o confronto poupando seus principais jogadores no último jogo do Campeonato Nacional local. A dupla Téo Gutierrez e Chará fez parte da lista dos que não entraram em campo para estarem 100% na decisão. A cidade de Barranquilla também se mostra totalmente voltada à partida, até mesmo o prefeito, Alejandro Char, decretou ponto facultativo aos funcionário públicos municipais a partir das 14h locais.
A Sul-Americana é a última chance do Flamengo aliviar a pressão por um ano que a cobrança da torcida pesou na Gávea. Com alto investimento e baixo retorno técnico, a competição passou a ser o bote de emergência da embarcação rubro-negra. Listamos aqui os motivos para o rubro-negro buscar e acreditar no título.