Zico no banco? Placar elege seleção brasileira de todos os tempos; cinco ex-Fla estão nos titulares
Mundo Bola Informação | Leandro Chagas –– A edição de fevereiro da Revista Placar, trouxe à tona uma discussão que volta e meia movimenta as mesas redondas de futebol espalhadas pelo Brasil: qual seria a seleção brasileira de todos os tempos?
Com o voto de 170 repórteres, comentaristas e narradores do país, foi escolhido o time titular, e de quebra, foram montadas mais duas equipes alternativas com os segundos e terceiros mais votados por posição.
Leia também: Com fratura no dedo, Willian Arão deve desfalcar o Flamengo na ‘decisão’ contra o Inter
Flamengo x Inter: Denílson provoca colorada Renata Fan e pede título no Morumbi
O critério para a montagem dos times foi simples: os jogadores mais votados de cada posição, em um esquema de jogo escolhido, o 4-3-3.
Maior ídolo da história do Flamengo, Zico ficou no time de “reservas”. No entanto, cinco figuras representaram o Rubro-Negro entre os titulares: Carlos Alberto Torres, Aldair, Romário e Garrincha, com o “Velho Lobo” Zagallo de técnico.
Sim, muita gente não lembra (ou não sabe), mas o “Anjo das Pernas Tortas”, que é ídolo do Botafogo, também vestiu a camisa vermelha e preta. Foram apenas 19 jogos, sendo 14 amistosos, e quatro gols marcados. A curta passagem terminou com uma atuação de apenas 11 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Campo Grande, na Gávea, no dia 12 de abril de 1969.
Entre os 11 titulares, o jogador mais votado foi Pelé, como já era esperado, sendo seguido pelo próprio Garrincha e Ronaldo Fenômeno.
Veja a Seleção de todos os tempos da Placar:
Taffarel (85 votos); Carlos Alberto (104), Aldair (88), Bellini (72) e Nilton Santos (99); Falcão (80), Didi (84) e Pelé (165); Garrincha (132), Ronaldo (130) e Romário (97). O técnico foi Zagallo, com 94 menções.
Segundo time:
No banco de reservas, além de Zico, os representantes rubro-negros são: Domingos da Guia, Gérson “Canhotinha de Ouro”, Ronaldinho Gaúcho e Sócrates. Veja a votação completa:
Gylmar (65 votos); Cafu (29), Mauro (53), Domingos da Guia (31) e Roberto Carlos (53); Gérson (59), Zico (74) e Rivaldo (17); Ronaldinho Gaúcho (29), Sócrates (19) e Rivellino (56). Telê Santana foi o segundo treinador mais votado (54).
Terceiro time:
Na equipe três, mais quatro representantes: Luís Pereira, Junior, Zizinho e Leônidas da Silva. Confira a escalação completa: Dida (7 votos); Djalma Santos (23), Oscar (20), Luís Pereira (24) e Junior (19); Clodoaldo (11), Dunga (7) e Zito (15); Zizinho (7), Tostão (13) e Leônidas da Silva (6). Carlos Alberto Parreira (8 votos) seria o técnico.