Zico detona calendário do Campeonato Brasileiro: 'Único do mundo'
O Campeonato Brasileiro não vai parar durante a disputa da Copa América e muitos times irão jogar repletos de desfalques, incluindo o Flamengo, o que gerou grande incomodo em Zico. Maior ídolo da história do Mengão, o Galinho lembrou que o torneio é o única do mundo que não para durante a Datas Fifa e lamentou a falta de valorização da principal competição do futebol nacional.
“O problema é que, nos últimos anos, não foi valorizado o principal campeonato do futebol brasileiro. E isso tem um preço. O Campeonato Brasileiro é o único do mundo que não para quando tem jogos de seleção. Eu fui técnico em vários lugares. Meus jogadores iam todos embora quando tinha seleção. A gente treinava com 10 jogadores, cinco, porque eram todos convocados”, disse Zico.
➕: Denilson crava acerto entre Flamengo, Bragantino e Léo Ortiz
Em seguida, o ídolo citou a situação que o Flamengo vai enfrentar durante as rodadas do Brasileirão que vão coincidir com a Copa América. Com elenco formado com alguns dos melhores do continente, muitos peças constantes em suas seleções, o clube será prejudicado e vai disputar nove rodadas com desfalques.
“O Flamengo contratou diversos jogadores das seleções das Américas. Vão ter nove rodadas de Data Fifa que não vai poder contar com seu plantel. E isso acontece com os outros, vários times vão perdendo jogadores. Ano passado foi isso também.”
Assim como lembrou Zico, o problema de não paralisação do Brasileirão durante a Data Fifa é um problema recorrente. Na Copa América de 2021, por exemplo, o Flamengo teve cinco desfalques em sete rodadas da competição e teve aproveitamento negativo.
Vale destacar também que os clubes enviaram proposta à CBF para alterar o calendário e paralisar o Brasileiro durante o torneio de seleções. Contudo, a entidade negou o pedido por alegar possível conflito de datas,
Zico coloca Flamengo como ‘sério candidato’ ao título da Libertadores
Apesar do problemas no Brasileiro, Zico acredita que o Flamengo irá realizar uma grande campanha na Libertadores. Ele elogiou o trabalho do técnico Tite e acredita que o modelo é o ideal para a competição. Por outro lado, colocou dúvidas em relação ao Palmeiras, principal adversário rubro-negros nos últimos anos.
“É uma grande oportunidade, que os argentinos já tem. Está na hora dos brasileiros. (Flamengo) É um sério candidato. É uma forma de jogar própria para esse tipo de jogo…. Já o Palmeiras teve a perda de grandes jogadores. Se conseguir encaixar outros nos lugares, aí pode ser. Vai perder o Endrick agora no meio do ano, Dudu ainda está em fase final de recuperação. São jogadores diferenciados. Veiga teve uma queda, parece estar voltando.”