Com a iminência do lançamento do terceiro uniforme do Flamengo, vamos relembrar todas as terceiras camisas do Flamengo e o retrospecto de estreia de cada uma.
Não deixe de ler: O sumiço do uniforme do Flamengo na Libertadores e Mundial de 1981
Umbro 1995
Em comemoração ao centenário do Rubro-Negro da Gávea, a então fornecedora de uniformes, Umbro, resgatou o primeiríssimo uniforme do futebol do Flamengo: a Papagaio-Vintém!
O Manto foi estreado no dia 27 de janeiro de 1995, em um amistoso contra a Seleção do Uruguai. Este jogo também celebrou a estreia de Romário no Flamengo. A partida, no entanto, terminou em um empate por 1×1 e o autor do gol rubro-negro foi Nélio.
Mesmo apresentando-se em um novo formato, a Papagaio-Vintém, que já possuía fama por não trazer sorte ao clube, manteve sua “tradição” na versão apresentada pela Umbro: em 9 jogos com a camisa, o Flamengo protagonizou 4 empates e 5 derrotas.
Umbro 1999
O próximo terceiro Manto do Flamengo a aparecer ocorreu somente em 1999. Estreou com vitória! Jogando em casa, o Mengo venceu o Grêmio pelo placar de 1×0, com gol de Lê aos 31 minutos do primeiro tempo.
Nike 2001-2003
Em agosto de 2000, a Nike inicia seu patrocínio como fornecedora de uniformes do Flamengo. Em janeiro do ano seguinte, o Mais Querido entra em campo com o primeiro terceiro uniforme projetado pela marca em um jogo contra o Santos.
Na partida válida pelo Torneio Rio x São Paulo, o Mengo estreou seu novo manto com uma derrota por 3×0 contra o time paulista.
Ainda no blog: As camisas do Flamengo campeãs da Copa do Brasil
Neste mesmo ano, o Flamengo conquistou o Tetra-Tri do Campeonato Carioca. Por este motivo, em 2003 a Nike mantém o mesmo design da terceira camisa mas adiciona uma estrela branca e, além disso, a estrela dourada referente ao Mundial de 1981 aparece pela primeira vez no Manto Sagrado.
O jogo de estreia dessa versão atualizada foi justamente no 108º aniversário do time rubro-negro, marcado pela vitória por 2×1 contra o Racing.
Nike 2008
Em uma proposta inovadora, a Nike anuncia sua última terceira camisa enquanto fornecedora de uniformes do Flamengo. A partida de estreia do Manto ocorreu pelo Campeonato Carioca contra o Madureira e terminou em um empate sem gols.
Olympikus 2010
Com a proposta de resgatar as primeiras cores do clube, a Olympikus lançou o terceiro modelo da temporada de 2010 com as cores azul e amarelo.
Apesar da homenagem ao início de nossa história, o uniforme foi bastante polêmico tanto entre a torcida quanto na mídia, e ficou conhecido como o “Manto Tabajara” por se assemelhar à camisa do time de futebol fictício do programa Casseta e Planeta, o Tabajara Futebol Clube.
Em um confronto contra o Vitória, o jogo da estreia de nosso saudoso Tabajara terminou em um empate por 1×1. O gol do Mengo foi marcado por Vagner Love.
Olympikus 2011
De volta ao rubro-negro, a terceiro camisa de 2011 era predominantemente preto adornado por uma faixa horizontal vermelha no peito que simboliza o movimento da Nação Rubro-Negra na arquibancada.
Sua estreia foi no primeiro jogo das oitavas de final da Sul-Americana em uma partida contra o Universidad de Chile que goleou o Mengo por 4×0 no Engenhão.
Adidas 2013
Pelo Brasileirão, o Mais Querido estreou o uniforme reserva da temporada em uma vitória por 2×1 contra o Bahia com gols de Hernane e Paulinho.
Adidas 2014
Neste ano, o Flamengo se tornou o primeiro clube do mundo a ter uma planta batizada em sua homenagem: a Alcalypha wilkesiana, planta de folhas rubro-negras e em uma homenagem dupla, a planta e o Manto recebem o nome de Flamengueira.
Por este motivo, a camisa recebe uma estampa tropical em referência às folhas da Flamengueira.
A linda homenagem, no entanto, não livrou a camisa da premissa de azar dos terceiros uniformes: em sua estreia protagonizou uma derrota por 1×0 contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro.
Adidas 2015
Vinte anos depois, a Papagaio-Vintém retorna ao Flamengo como terceiro uniforme.
O Manto foi estreado em uma partida contra o Botafogo pelo Campeonato Carioca. O time alvinegro levou a vitória pelo placar de 1×0.
O resultado serviu para reforçar ainda mais a visão dos torcedores mais supersticiosos, que acreditam que este modelo realmente traz azar.
Adidas 2016
Em 2016, a Adidas mantém as cores rubro-negras no terceiro uniforme em um Manto predominantemente preto e cujas barras das mangas, escudo do clube, logo e listras da marca surgem em vermelho.
O uniforme foi estreado em um amistoso entre Flamengo x Ceará pela Taça Asa Branca, que terminou em empate com três gols para cada lado. Com isso, a partida seguiu para os pênaltis e o Ceará sagrou-se campeão.
Leia mais: Jogadores do Flamengo que marcaram história com a camisa 8
Em junho do mesmo ano, o Mengo anunciou outro modelo de uniforme em comemoração às Olimpíadas do Rio, que foi usado pela primeira vez em um jogo pelo Brasileirão contra o São Paulo, que também terminou em empate por 2×2.
Adidas 2017
Com o propósito de resgatar, mais uma vez, as primeiras cores do Clube de Regatas do Flamengo, a Adidas lançou uma campanha junto ao Mais Querido na qual os próprios torcedores poderiam criar o novo terceiro uniforme do time por meio da plataforma Adidas Creator.
O modelo campeão foi pensado pelo rubro-negro André Lima, que a nomeou como “CASA E HISTÓRIA”: a manga é composta por uma espécie de mosaicos em diferentes tons de azul que fazem referência à arquibancada do novo Maracanã, a eterna casa do Flamengo.
Com gols de Berrío e Everton Ribeiro, a Casa e História venceu seu jogo de estreia contra o Coritiba por 2×1 pelo Campeonato Brasileiro.
Adidas 2018
Em um modelo inovador (e bastante criticado pela torcida), a Adidas lança o 3º uniforme da temporada.
O Manto azul teve seu primeiro jogo marcado por um empate por 1×1 contra o Santos. O curioso dessa partida foi que os dois gols do jogo foram marcados por jogadores do Santos que hoje atuam pelo Flamengo: Gabigol aos 33 do primeiro tempo e Bruno Henrique, que aos 2 do segundo tempo, marcou um gol contra.
Adidas 2019
Mesmo em um ano histórico marcado por tantas conquistas, ainda sobrou um tempinho para as críticas ao terceiro uniforme que foi estreado justamente na goleada de 3×0 sofrida contra o Bahia, pelo Brasileirão.
Adidas 2020
No ano passado, a terceira camisa volta a ser rubro-negra e tornou-se uma das favoritas da Nação!
Pelo Brasileirão, o Mengo empatou com o Bragantino por 1×1 na estreia do novo terceiro uniforme.
Adidas 2021?
Enquanto ainda aguardamos pelo anúncio oficial do 3º uniforme dessa temporada, com base nas informações e fotos vazadas, o designer Eduardo Nascimento fez uma arte para trazer à Nação um gostinho do que veremos nas lojas oficiais em breve.
Ansiosos para o lançamento? Gostaram do novo modelo?
Para saber mais sobre histórias do Flamengo e do Manto Sagrado, me siga no Twitter e no Instagram.
Até a próxima e Saudações Rubro-Negras.