Vai e vem no Flamengo: Quem sai e quem fica no elenco para 2021

30/12/2020, 13:22

Sem as tradicionais férias do mês de dezembro e janela de transferência, veja a situação do elenco do Flamengo

A pandemia do coronavírus mudou não só o mundo, como também todo o planejamento dos clubes de futebol. O Flamengo não foi exceção. Sem as tradicionais férias do mês de dezembro e período de transferências, a diretoria teve que remanejar o cronograma e as renovações se tornaram prioridades.

Com as janelas de transferência modificadas, os times brasileiros só poderão contratar jogadores de fora do Brasil entre 1º de março e 23 de maio. Já a segunda, tradicionalmente em julho, foi remanejada para 1º de agosto e se encerra no dia 30 do mesmo mês.

LEIA MAIS: Os 5 maiores jogos do Flamengo na década

Entretanto há possibilidade de problemas para as equipes nacionais. As janelas da Europa, China e países do Oriente Médio coincidem com as fases finais da Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão, em fevereiro.

Portanto, o Flamengo trabalha neste final atípico de temporada com situações individuais. Em reorganização financeira, a troca de atletas ou utilização como moeda de trocas podem ocorrer.

Veja como está a situação de cada jogador do elenco do Flamengo:

RENOVADOS

Pedro: Principal destaque do Flamengo em 2020, o atacante foi comprado em definitivo pelo clube. Seu contrato se encerrava no dia 31 de dezembro. Novo vínculo vai até 2025.

Diego Alves: Após uma novela que se arrastou por quase quatro meses, o goleiro renovou até o final de 2021. Entretanto, assim como Rafinha, uma cláusula permite saída para times da Europa.

Thiago Maia: Apesar da grave lesão no joelho esquerdo que o levou a ser operado, ampliou o vínculo de empréstimo até o fim de 2021. O Lille, seu atual clube, pagará os salários enquanto estiver em recuperação. Caso queira ficar em definitivo com o jogador, o Flamengo precisará pagar 7 milhões de euros, cerca de R$ 43 milhões, por 50% dos direitos econômicos.

Éverton Ribeiro: Um dos capitães da equipe, o meia fechou contrato até dezembro de 2023, ainda no ano passado.

Rodrigo Caio: Tem contrato até 2023.

Gérson: O Coringa permanece com seu contrato até 2023 com o Rubro-Negro.

Arrascaeta: Um dos ídolos da torcida, tem contrato até o fim de 2023.

Diego Ribas: O camisa 10 do Flamengo acertou a renovação de contrato até dezembro de 2021. Próximo dos 36 anos, pode ter sido o último acordo com o clube.

Willian Arão: Um dos mais importantes jogadores do clube, está renovado até dezembro de 2023.

Bruno Henrique: Renovou no começo da temporada até 2023.

Renê: Reserva imediato de Filipe Luís, fechou contrato até dezembro de 2022.

Vitinho: Só deve sair em caso de proposta. Tem contrato até 2022.

Hugo Souza: Tratado como joia e xodó da torcida, o goleiro fechou acordo até 2025.

Natan: O zagueiro renovou em outubro até dezembro de 2024.

Thuler: O defensor chegou a uma renovação até dezembro de 2024.

Gabriel Noga: Outro destaque vindo da base, o zagueiro renovou com o Flamengo até 2025

Matheuzinho: O lateral direito fechou acordo até outubro de 2025.

Ramón: O lateral esquerdo ampliou seu vínculo com o Rubro-Negro até dezembro de 2025.

Pepê: O meia que quase foi para o Botafogo em novembro, renovou até junho de 2021. O técnico Rogério Ceni foi um dos que pediram diretamente a renovação do atleta.

Daniel Cabral: O volante, uma das promessas da base, renovou vínculo até outubro de 2025.

Richard Ríos: Outra promessa que deve ter mais chances na próxima temporada, renovou até dezembro de 2021.

INDEFINIDOS

Filipe Luis: Contratado no meio de 2019, seu contrato vai até o final de 2021. Principal lateral esquerdo do Brasil, ainda não há detalhes de renovação em andamento.

César: O goleiro tem contrato até 2022. Com a ascensão de Hugo Souza, o jogador perdeu espaço e pode ser um dos possíveis negociáveis ou moeda de troca em futuras transações.

Léo Peireira: Com acordo até dezembro de 2024 com o Rubro-Negro, viveu uma temporada abaixo do esperado. Benfica monitora sua situação e tem sondagens de clubes da Turquia.

Gustavo Henrique: Chegou ao Flamengo como substituto de Pablo Marí e desejo do então técnico Jorge Jesus, assinou vínculo de quatro anos. Após uma temporada irregular, jogador tem mercado e pode ser que receba proposta após perder espaço.

Michael: Mais um que chegou a pedido do então treinador Jorge Jesus. Também não conseguiu se destacar na temporada. Apesar de ter contrato até 2024, pode ser envolvido em alguma negociação.

João Lucas: O lateral direito tem contrato até o fim de 2021. Entretanto, não correspondeu às expectativas quando acionado. Pode ser outro negociado na próxima janela.

SAÍDA

Lincoln: Vendido ao Vissel Kobe, do Japão por R$ 16 milhões (cotação em janeiro de 2021) e o Flamengo permanece co 25% de seus direitos econômicos.

Pedro Rocha:  O contrato com o Rubro-Negro terminaria dia 31 de dezembro, mas já foi liberado pelo Flamengo. Sem acordo para renovação do empréstimo, o jogador deve retornar ao Spartak Moscou, da Rússia.


Partilha
Bruno Guedes
Autor

Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes