Torcidas do Vasco divulgam manifesto sobre o Maracanã: 'Não abriremos mão'

24/04/2023, 15:00
Maracanã; Vasco pretende atrapalhar planos do Flamengo de renovação de TPU e aciona Justiça

Nesse domingo (23), o Flamengo jogou fora de casa contra o Internacional pelo Brasileirão. Enquanto isso, o Vasco recebia o Palmeiras no Maracanã, também pela segunda rodada do campeonato. O time cruzmaltino conseguiu o mando de campo no estádio após uma intervenção do TJRJ.

Para o duelo, quase 60 mil pessoas compareceram ao Maracanã. Sendo assim, com a boa quantidade de pessoas presentes, o clube segue na esperança de usufruir mais vezes do estádio. Isso porque, nesta terça-feira (25), o contrato do Maraca com Flamengo e Fluminense chega ao fim.

Leia mais: Na briga por gestão do Maracanã, dono do Vasco já faz planos para gramado

Nesse sentido, o Vasco solicitou a Casa Civil do Rio de Janeiro um chamamento público para concorrência pela cessão temporária do estádio. E como forma de demonstrar apoio ao movimento dos gestores, as torcidas organizadas do cruzmaltino divulgaram um manifesto sobre o Maracanã. Durante a carta aberta, as organizadas criticam diretamente o Flamengo e o Fluminense.

Carta aberta das organizadas do Vasco critica atual gestão do Maracanã

Desde 2019, a dupla administra o Maracanã. Enquanto o Flamengo atua como concessionário, o Fluminense tem vínculo de interveniente anuente. No entanto, segundo os vascaínos, o estádio é um equipamento público, que deve estar à disposição de qualquer time do Rio de Janeiro.

“Ontem, graças à intervenção da Justiça, 60 mil torcedores do Vasco foram autorizados a entrar no Maracanã para assistir a uma partida de seu time. Não era para ser assim. Infelizmente, a atual gestão provisória do Maracanã, comandada pelo rival, decidiu fazer do Maracanã um espaço para uso privativo de apenas dois clubes”.

Após isso, os torcedores relembram sobre o prazo do fim do contrato do Maraca. Com encerramento na terça (25), o Governo do Rio tem poucas horas para decidir futuro do estádio.

“Por tudo isso, rogamos às autoridades que façam o que é certo. Que estabeleçam um processo simples e justo, com oportunidades iguais para todos os interessados na gestão provisória do Maracanã. Da nossa parte, apoiamos integralmente o compromisso do Vasco da Gama de garantir um Maracanã aberto a todos os clubes e suas torcidas, em igualdade de condições”.

Por fim, o manifesto afirma que os vascaínos seguirão em busca do uso do estádio: “Os vascaínos não abrem mão de seus princípios. A torcida do Vasco não abre mão do Maracanã”.

Posicionamento de Flamengo e Fluminense

Na briga pelo Maracanã, Flamengo e Fluminense pediram renovação do Tempo de Permissão de Uso, que termina nesta terça (24). Além disso, em 29 páginas da solicitação, a dupla fez duras críticas aos pedidos do Vasco.

Em confronto, os advogados representantes de Fla e Flu afirmam que a gestão cruzmaltina deseja causar danos ao Maracanã. Também acusam o Vasco da Gama de “potencializar retornos financeiros” aos investidores da SAF, como principal proposito como possível administrador do estádio.

O departamento jurídico dos clubes finaliza, afirmando não haver tempo para realizarem um chamamento público.