Torcedores do Flamengo criticam Victor Hugo contra o Juventude
Victor Hugo foi escolhido para suprir ausências de Bruno Henrique e Cebolinha contra o Juventude, mas a atuação do meia revelado pelo Flamengo na derrota não agradou os torcedores. Atuando preferencialmente pelo lado esquerdo, o meia teve pouquíssimas participações efetivas com bola e apresentou menos intensidade que os companheiros em muitos momentos.
A postura, aliás, pesou muito mais para as avaliações negativas do que os erros técnicos. Torcedores apontam que o jovem de 20 anos pouco tentou jogadas ofensivas e, além disso, mostrou falta de coordenação em momentos de fazer pressão alta ou baixar as linhas defensivas.
➕ Matheus Bachi admite necessidade de ajustes na bola aérea do Flamengo
A atuação do atleta rendeu também questionamentos sobre a escolha de Tite. Isso porque o time joga com atletas de velocidade e jogadas individuais pelo lado esquerdo, seja Bruno Henrique ou Cebolinha, e o meia tem estilo de jogo mais técnico, focado mais em associações com os companheiros através do passe.
De acordo com o portal estatístico Sofascore, Victor Hugo fez 27 ações com bola durante os 68 minutos em campo. Número é o segundo menor entre titulares, atrás apenas de Pedro, que ficou isolado no ataque por boa parte do jogo. Ou seja, ainda que mapa de calor mostre movimentação por todo o meio, o Garoto do Ninho participou pouco do jogo ofensivo.
Ele acertou 18 dos 22 passes que tentou (82%) e teve êxito no único lançamento feito. Índices bons de acerto, mas o volume das tentativas foi menor do que torcedores esperavam. Já na fase defensiva, não conseguiu vencer nenhum dos dois duelos pelo chão e um pelo alto.
Juventude x Flamengo foi o 19º jogo de Victor Hugo nesta temporada, mas apenas o terceiro como titular. Ele começou contra o Volta Redonda, em fevereiro, depois na altitude de La Paz contra o Bolívar, em abril. Os 16 jogos foram saindo do banco, mas vale destacar a pouca minutagem.
Ele jogou 349 minutos somando todos os jogos do ano, uma média de somente 18 minutos por partida. Dado que também deve ser considerado ao analisar atuações abaixo da expectativa.
Veja comentários de torcedores
Muitos torcedores do Flamengo criticaram a falta de ofensividade de Victor Hugo no jogo e apontaram justamente a falta de intensidade como o motivo. O jovem foi um dos principais alvos após o apito final, junto de Ayrton Lucas e Léo Pereira, o último por marcação muito ruim nos gols de escanteio do Juventude.
“Hoje o Tite foi mal. Eu nunca iria com o Víctor Hugo ali esquerda, ele não baixa linha, não ajudou na pressão, não produziu ofensivamente. Talvez tivesse sido melhor ir em um 442. No momento de minutagem alta e cansaço, entendo ele querer ficar no que considera seguro, mas…”, @delaurentiis_br.
“Só vou falar de dois jogadores pq eles não enfrentaram a maratona – Ayrton Lucas decepcionante. Menos confiável q Wesley no momento – Victor Hugo tem q ir pro fim da fila. Apático, sem vontade e se escondendo”, @Dida_CRF.
“Eu já gostei dele, mas claramente tem algo q aconteceu com o futebol dele, o cara não corre, não marca, não toca, nos contra-ataques fica andando em campo”, @taciogabriel.
“Ele jogou mal, mas não podemos crucificar só ele pela derrota. Ayrton Lucas mal, Leo Pereira fez uma falta no cara que estava de costas, Gerson foi pra ponta e morreu, Allan entrou perdido”, @pompilhogonzaga
“Ele está mal, mas ele não é ruim mano. Esse moleque é bom de bola, só a fase q é ruim…”
Tite explicou escolha por Victor Hugo em Juventude x Flamengo
Apesar de alguns torcedores apontarem que o atleta jogou fora de posição, Tite lembra que ele atuou na função quando entrou nos últimos jogos. O treinador foi questionado sobre o motivo de não escalar Matheus Gonçalves e afirmou que a opção foi justamente para ter atleta mais acostumado com a função.
“As opções táticas são de jogadores que estão treinando e já tem rotina. O Victor Hugo tem jogado muitas vezes nesse setor. Se você pegar uma retrospectiva de quantas partidas ele entrou nesse setor e, com isso, não é improviso. No passado, no próprio Flamengo, ele fez funções parecidas”.