Torcedor do Athletico imita macaco para torcedores do Flamengo

08/05/2023, 09:20
Atualizado: 01/11/2023
STJD absolve Athletico-PR por caso de racismo contra torcedor do Flamengo

Nesse domingo (7), o Flamengo visitou o Athletico-PR na Arena da Baixada, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. E a derrota por 2 a 1 após sair na frente com gol de pênalti de Gabigol não foi a notícia mais triste da tarde. Isso porque após a partida, um torcedor do time da casa cometeu racismo ao imitar macaco em direção à Nação Rubro-Negra.

O crime acontece após o apito final, em meio às comemorações da torcida do Athletico-PR. As duas torcidas se provocavam de maneira saudável, com os torcedores do Flamengo ecoando gritos de “vice”, em referência à final da Libertadores de 2022, quando o Mengão levou a melhor sobre o clube paranaense, enquanto os atleticanos faziam sinal de 3 a 1 com as mãos, em alusão ao placar do jogo.

Leia mais: Rossi já sabe o que Sampaoli quer dele no Flamengo

E foi aí que acontece o fato lamentável. O criminoso, que ainda não foi identificado, não aguenta as provocações e, do nada, começa a imitar macaco em direção aos torcedores do Flamengo. Nas imagens é possível identificar que as pessoas ao seu redor riem da situação e ninguém condena a atitude.

Este foi o segundo caso de racismo contra torcedores do Flamengo em menos de uma semana. Na última quinta-feira (4), enquanto o Mengão enfrentava o Racing, em Buenos Aires, torcedores do time argentino também imitaram macaco em direção ao setor visitante.

Estádio do Athletico possui reconhecimento biomêtrico

Vale lembrar que o Athletico-PR tem sistema de reconhecimento biométrico, e os torcedores são cadastrados de maneira prévia. Além disso, é possível reconhecer os envolvidos através das câmeras do estádio, assim como aconteceu em 2021. Assim, na final da Copa do Brasil daquele ano, entre Athletico-PR e Atlético-MG, dois torcedores do clube paranaense foram reconhecidos e indiciados pela Justiça.

Mas neste mesmo jogo, a biometria funcionou mais uma vez. Eduardo Alves arremessou um copo de cerveja em Luciano Hang, dono da Havan, e o vídeo viralizou nas redes. Seis meses depois, o torcedor foi suspenso pelo Athletico e proibido de acessar o estádio.


Compartilhe
André Antunes
Autor
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.