Cinco jogos, 14 dias dias e seis jogadores que não saem do time. Em paralelo aos desfalques da Copa América, o Flamengo vem lutando para se manter na liderança do Campeonato Brasileiro. Logo após a derrota para o Juventude por 2 a 1, a primeira neste período, o técnico Tite citou a preocupação com o desgaste físico que a equipe vem sofrendo.
“Eu tenho que considerar todos os atletas da mobilização deles. Se mais não fez, é porque é mais não pôde. Fisicamente foi extremamente desgastante. Quando você faz uma sequência de jogos assim, isso não é desculpa, coloquei anteriormente, mas há um decréscimo. Temos atletas em que você percebe a necessidade de trocar porque o desgaste físico acaba sendo inevitável”, disse Tite.
➕ Tite abre o jogo sobre situação de Gabigol no Flamengo
Desde o jogo contra o Grêmio, no dia 13 de junho, que o Flamengo começou a ter as ausências de Matías Viña, Varela, Nicolás de la Cruz, Arrascaeta e Erick Pulgar. Além disso, jogadores como Ayrton Lucas, Everton Cebolinha, Bruno Henrique e Igor Jesus se lesionaram neste período. Sendo assim, Tite vem tendo muita dor de cabeça para montar o time titular.
Nessa sequência de cinco jogos em 14 dias, esses são os jogadores que foram titulares em todas as partidas: Agustín Rossi, Wesley, Léo Ortiz (improvisado de volante), Gerson, Lorran e Pedro. Neste recorte, o Flamengo venceu Grêmio, Bahia e Fluminense, empatou com o Athletico-PR e perdeu para o Juventude.
Outros atletas do Flamengo quase atingiram essa marca
Jogadores como Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira e Luiz Araújo, estão apenas com um jogo a menos em relação aos que atuaram cinco vezes. Fabrício, por exemplo, é bem provável que tivesse cinco partidas, mas recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Athletico e ficou suspenso contra o Bahia.
Léo Pereira iniciou no banco de reservas no clássico contra o Fluminense, mesmo caso de David Luiz na derrota desta quarta-feira (26) em Caxias do Sul.
Por fim, Luiz Araújo não era o escolhido de Tite para ser titular no período da Copa América, já que no jogo contra o Grêmio, primeiro desta fase, o ataque de Adenor era composto por Gerson, Pedro e Cebolinha. Mas com a lesão no quadril de Everton, Luiz passou a ser titular contra o Athletico. Sendo assim, são quatro jogos seguidos.
Até quando?
Se Chile e Uruguai avançarem até a final da Copa América, o Flamengo seguirá desfalcado por mais quatro rodadas: Cruzeiro (C), Atlético-MG (F), Cuiabá (C) e Fortaleza (C). No momento, o Chile é o terceiro colocado com 1 ponto. Se não vencer o Canadá no sábado, será eliminado e Pulgar retornará.
Já o Uruguai é o líder do grupo C com 3 pontos e irá enfrentar a Bolívia, nesta quinta, para sacramentar a vaga na próxima fase.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...