Também vítima de racismo na Espanha, ex-Flamengo exalta Vinícius Júnior

24/05/2023, 09:01
Atualizado: 01/11/2023
Vinícius Júnior Real Madrid

O mundo segue se solidarizando com Vinícius Júnior, que foi atacado com ofensas racistas no último domingo (21), durante partida entre Real Madrid x Valencia, no Estádio Mestalla, na Espanha. Sendo assim, na tarde de terça (23), o armador Yago Mateus, ex-Flamengo que também foi vítima de racismo na Espanha, se manifestou e apoiou o atacante brasileiro.

Yago, que joga no Ratiopharm Ulm, da Alemanha, também foi atacado durante um jogo pela Eurocopa, em fevereiro, em Badalona. Assim, o craque multicampeão pelo Flamengo publicou uma mensagem em seu Instagram:

Leia mais: Rossi chega perto, mas não pega pênalti em mais um jogo como titular

“Dói na pele. Dói na alma. Não é uma dor física. É mais do que isso. É uma dor que se leva pro resto da vida, uma cicatriz que não fecha. Difícil de explicar esse sentimento. Difícil explicar e ainda mais difícil entender. Uma sensação de impotência, de que estar encurralado, sufocado, de ser agredido física e moralmente”.

“Mais uma vez, é preciso vir falar sobre o que é certo e o que é errado. Explicar o inexplicável. Justificar o injustificável. Mas mais uma vez, sobram argumentos vazios, desculpas sem sentido e teorias infundadas. Até quando? Temos que fazer essa pergunta de forma recorrente até que se tenha uma resposta definitiva. Racismo, preconceito, discriminação… Até quando?”, disse o jogador de 24 anos.

Yago exalta Vinícius Júnior, que agradece

Assim, ainda em seu desabafo no Instagram, Yago Mateus utilizou o espaço para exaltar a luta de Vinícius Júnior contra o Racismo:

“Vinícius Júnior, você é uma bandeira. Talvez a maior que temos hoje na luta contra a ignorância e a intolerância, alguém que não se esconde, que usa a sua voz em prol de uma causa e essa voz precisa encontrar eco todos os dias ao redor do mundo. Você me representa. Representa o cidadão de bem. Representa milhões de pessoas no mundo, negras ou não, pessoas que não concordam com isso. Temos que combater o racismo com todas as nossas forças”, disse.

Portanto, referência na luta contra o racismo, Vinícius Júnior respondeu ao desabafo do jogador de basquete: “Texto necessário! Obrigado”.


Compartilhe
André Antunes
Autor
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.