Sondado pelo Flamengo, Danilo pode deixar Juventus no meio do ano
Sondado pelo Flamengo nas últimas janelas e torcedor rubro-negro, o lateral-direito Danilo tem futuro incerto na Juventus. A diretoria do clube italiano planeja reformulação no elenco para próxima temporada e estuda a saída do atleta de 32 anos antes do fim do contrato, que vai até o junho de 2025. A informação foi publicada primeiramente pelo jornal italiano La Reppublica.
Danilo é capitão da Juventus e um dos líderes do elenco, mas segundo o portal, o clube entende que pode aproveitar o processo de reformulação para lucrar com o atleta. Isso porque ele ficaria livre para assinar pré-contrato com qualquer clube a partir de dezembro.
➕: Flamengo x Botafogo: horário e onde assistir a Copa Rio Sub-17
Danilo foi alvo do Flamengo em janelas de transferências passadas, inclusive a do início deste ano, mas sequer houve negociação com a Juventus. O lateral sempre manifestou seu interesse em permanecer no futebol europeu e afastou o interesse rubro-negro. Contudo, com as notícias vindo da Itália, é provável que o Rubro-Negro volte a fazer contato.
De acordo com o jornalista Rudy Galetti, aliás, o clube já se movimenta para apresentar projeto ao jogador. Por outro lado, ele também afirma que o mineiro planeja cumprir seu contrato com a Juventus até o fim e deve recusar ofertas.
Danilo participou de 25 dos 33 jogos da Juventus na temporada, sendo 23 como titular, e soma um gol e duas assistências. Ainda assim, a campanha muito ruim no Campeonato Italiano praticamente garante que o time passará por mudanças. O time soma 59 pontos e ocupa a terceira posição, 20 pontos a menos que a líder Inter de Milão.
Tite pode ser trunfo do Flamengo para convencer Danilo
A saída de Danilo da Juventus antes do fim do contrato precisará de um forte trabalho de convencimento, que será ainda maior para o lateral retornar ao Brasil. Os obstáculos tornam improvável a chegada do atleta ao Flamengo ainda este ano, mas a presença do técnico Tite pode amenizar alguns desses problemas.
Tite e Danilo trabalharam juntos entre 2017 e 2022, quando o treinador comandou a Seleção Brasileira, o defensor era peça importante no time. Ele foi o lateral-direito titular nas duas Copas do Mundo que o treinador participou, 2018 e 2022, e carregou a braçadeira de capitão em alguns jogos.
Conhecedor do esquema do treinador e com vasta experiência no maior nível do futebol mundial, o lateral é visto com muito bons olhos no Fla. O analista de desempenho Raphael Rabello, por exemplo, entende que o jogador teria facilidade para encaixar no time rubro-negro.
Algo que foi visto também por alguns torcedores do Flamengo durante o vitória da Seleção Brasileira sobre a Inglaterra, em março. Rubro-negro rasgaram elogios para a ótima partida defensiva do atleta e pediram sua contratação.
Danilo já revelou torcida pelo Flamengo
Em 2019, quando atuava pelo Manchester City, Danilo revelou que ele e sua família são torcedores do Flamengo. Falas que são sempre lembradas por rubro-negro quando o nome do atleta volta a ser noticiado.
“Eu realmente sou flamenguista mesmo. O Flamengo é um dos maiores clubes do mundo, tenho muitas memórias de minha infância de jogos do Flamengo, de conquistas históricas… Se eu falar todos os momentos que eu lembro do Flamengo, dá um livro.”
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.