Rueda projeta briga por vaga direta na Libertadores: "Até a última rodada"
O Flamengo voltou a mostrar uma boa atuação sob o comando do técnico Reinaldo Rueda. Depois de questionamentos e falhas individuais no jogo contra o Grêmio, o Rubro-Negro teve uma boa atuação, dominando o Cruzeiro do início ao fim ao fim, conquistando uma importante vitória, nesta quarta (8), na Ilha do Urubu.
Em entrevista pós-jogo, o treinador colombiano elogiou a performance de seus comandados. Rueda ainda destacou que, mesmo diante da ausência de jogadores importantes (em relação ao último encontro com o time mineiro), a equipe fez uma partida tranquila e ganhou com merecimento.
"Foram momentos difíceis os que vivemos na Copa do Brasil. É natural que seja outro elenco. Temos seis mudanças sem Réver, Juan, Berrío, Diego, Paolo e Trauco. Mas, graças a Deus, ganhamos por méritos da equipe, com agressividade e ordenamento em campo", disse.
Opção no banco de reservas, Vinicius Junior voltou a ter o nome gritado pelos torcedores durante a partida. O técnico atendeu o clamor das arquibancadas, colocou o jogador na vaga de Lucas Paquetá, e o menino marcou o gol que selou a vitória contra a equipe mineira. Rueda explicou o porquê da demora para entrada da jovem promessa.
"O jogo estava para Vinicius. Havia muito espaço pelos lados do campo, mas tinha uma situação que me preocupava, que era de Everton Ribeiro. Ele sentiu um estiramento brusco, poderia perder ele e Paquetá naquele momento. Por esse motivo, demorei um pouco para trocar e colocar o Vinicius em campo. Creio que ele tenha entrado em um momento justo, para resolver o jogo.
Sobre Paquetá, que pela primeira vez jogou em sua real posição, o treinador disse ser cedo afirmar se o jovem será substituto de Diego. "É um jogador com muito caráter, muito generoso, esforçado. E está nesse processo de estabilizar. Muitas vezes não aguenta 90 minutos com tanta intensidade. Dizer que é substituto de Diego é prematuro".
Com os tropeços de Santos e Palmeiras, a vaga direta para Libertadores, via Campeonato Brasileiro, voltou a aparecer no horizonte rubro-negro. O Mais Querido ainda tem confronto direto com as duas equipes paulistas, e pode terminar a competição acima da atual sétima posição. O técnico comentou sobre a disputa nessa reta final de campeonato.
"Será uma briga até a última rodada. O Campeonato Brasileiro é muito disputado e a cada rodada há essa situação. Com relação às vagas para a Copa Libertadores, haverá três antecipadamente para a classificação. Mas as outras quatro vagas estarão em disputa até as últimas rodadas. É a tendência do Brasileirão", projetou.
Indagado sobre o alto investimento da diretoria no elenco, e o desempenho aquém do esperado na principal competição do país, Rueda alegou que a falta de entrosamento é um dos motivos pelo qual a equipe não tem conseguido um rendimento melhor.
"Isso acontece no futebol, não só no Brasil. Às vezes precisamos de um tempo especial para tomarmos esse entrosamento. O investimento é um grande mérito da diretoria diante da torcida, mas em campo são os homens que jogam, não os nomes. Uma equipe competitiva, que busca o resultado",
O Flamengo volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Palmeiras, às 17h (de Brasília), no Allianz Parque. O rubro-negro joga para voltar a disputar uma vaga no G-4, pois a vitória vai diminuir de quatro para um ponto a distância para o time paulista, que é o quarto colocado, com 54 pontos, e vem de derrota para o Vitória, por 3 a 1.
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo