Flamengo vence Cruzeiro e quebra sequência negativa no Brasileirão

09/11/2017, 00:14

O Flamengo quebrou a sequência negativa de três jogos sem vitórias no Brasileirão e derrotou o Cruzeiro, por 2 a 0, na Ilha do Urubu, na noite desta quarta-feira (7). Os atacantes Éverton e Vinicius Junior definiram a vitória rubro-negra, com um gol em cada etapa.

Com a vitória, o Flamengo chega aos 50 pontos, ficando na sétima colocação. O Rubro-Negro não subiu de posição, pois o Botafogo venceu o Sport, na Ilha do Retiro. Já o Cruzeiro perdeu a quinta colocação para o alvinegro carioca e agora o ocupa a sexta posição, com 51 pontos.

O Mais Querido volta a campo no próximo domingo (12), às 17h (de Brasília), diante do Palmeiras, na Allianz Arena. No mesmo dia, o Cruzeiro vai enfrentar o Fluminense, no Mineirão, só que às 19h.

O jogo

Em noite de clima agradável na Ilha do Urubu, a partida entre Flamengo e Cruzeiro começou bastante movimentada, com ambas as equipes visando o campo de ataque. Logo aos dois minutos, Lucas Paquetá, jogando em sua real posição, finalizou da entrada da área exigindo a intervenção do goleiro Fábio, que fez boa defesa.

O time celeste não tardou para responder. Thiago Neves cobrou falta do meio-campo, Rafael Marques desviou, e Murilo quase chegou a tempo  de mandar a bola para o fundo das redes. Na sequência, Lucas Paquetá e William Arão, ambos da entrada da área, finalizaram com perigo, mas a bola não entrou.

Com a posse de bola beirando os 70%, o Flamengo tentava chegar à área cruzeirense por todos os lados. O Rubro-Negro mostrava-se mais eficiente tocando a bola pelo chão. No entanto, devido às dificuldades encontradas para penetrar na zaga azul, exagerou nos cruzamentos e pouco ameaçou desta forma.

O goleiro Fábio foi novamente exigido aos 24 minutos, quando Rafael Vaz arriscou um chute de longe, pegando a sobra de uma falta cobrada por Éverton. Depois de praticamente assistir o Mais Querido jogar, a Raposa, então, aumentou o volume de jogo, deixando a partida mais franca.

A insistência rubro-negra acabou premiada aos 36 minutos. Renê cruzou a bola na área, Felipe Vizeu ajeitou de cabeça e Everton completou para o fundo do gol: 1 a 0. Depois do placar aberto, a primeira etapa teve poucas emoções. O Cruzeiro adiantou suas linhas defensivas, mas pouco produziu. Já o Flamengo, por sua vez, administrou a vantagem até o intervalo.

O Cruzeiro voltou do intervalo buscando jogar mais no campo ofensivo. Mano Menezes substituiu Rafael Marques por Sóbis, e a alteração se mostrou acertada. Trocando passes no meio-campo, o que não aconteceu na etapa inicial, a Raposa equilibrou a posse de bola, jogou mais no campo de ataque, mas não conseguiu criar chances reais.

A equipe comandada por Reinaldo Rueda não se acomodou com o placar, entretanto, já não apresentava o mesmo ímpeto ofensivo do primeiro tempo. Percebendo a dificuldade de criação do Cruzeiro, Mano Menezes mexeu em mais dois jogadores de frente (Robinho e Alisson), dando ainda mais poder de fogo à sua equipe, que seguiu pressionando o time da casa.

Somente aos 34 minutos o Flamengo  voltou a ameaçar. Everton recebeu um belo passe de Cuéllar na entrada da área e chutou forte para uma brilhante defesa de Fábio. Após esse lance, o técnico colombiano atendeu o clamor das arquibancadas e colocou Vinicius Junior em campo, substituindo Lucas Paquetá.

Mesmo com mais posse de bola no segundo tempo, o Cruzeiro não soube incomodar a defesa flamenguista. Já o Flamengo, estrategicamente, apostava nos contra-ataques. E ele aconteceu no último minuto da partida. Vinicius Junior recebeu lançamento de Éverton, ficou frente a frente com o goleiro Fábio e definiu a vitória rubro-negra na Ilha: 2 a 0.  

 

Ficha Técnica

33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Flamengo 2 x 0 Cruzeiro
Local: Ilha do Urubu - RJ
Data: 8 de novembro de 2017

Flamengo: Diego Alves; Pará, Rafael Vaz, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Éverton Ribeiro (Rodinei, Min. 87); Lucas Paquetá (Vinicius Junior, Min. 79), Everton e Felipe Vizeu. Técnico: Reinaldo Rueda.

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Romero, Robinho (Jonata, Min. 73), Alisson (Élber, Min. 68), Thiago Neves e Rafael Marques (Rafael Sóbis, Intervalo). Técnico: Mano Menezes.

Gols: 1-0, Everton, Min. 36/1ºT || 2-0, Vinicius Junior, Min. 90+3.

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).

Cartões amarelos: Henrique (Min. 27), Rhodolfo (Min. 54), Manoel (Min. 56), Rafael Sóbis (Min. 63), Lucas Paquetá (90+4).

Foto: Gilvan de Souza | Flamengo 


Partilha
Bruno Vasconcellos
Autor

Amante do bom futebol e apaixonado pelo Flamengo