Rodrigo Coutinho avalia ganhos do Fla com De La Cruz de 2º volante no lugar de Gerson

01/02/2024, 13:50
Rodrigo Coutinho falou sobre melhora do Flamengo de Tite com entrada de De La Cruz na vaga de Gerson

Tite ainda faz testes no Flamengo e busca o time ideal para este início de temporada. Em vitória sobre o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira (31), o treinador colocou De La Cruz para atuar como segundo volante na etapa e o desempenho do uruguaio agradou. Para o jornalista Rodrigo Coutinho, do SporTV, a entrada do atleta na vaga que originalmente seria de Gerson pode resultar em melhora na fase defensiva.

Especulava-se um meio com Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta… Gente, o De La Cruz marca mais que o Gerson. A contribuição defensiva dele é mais intensa e tecnicamente mais qualificada. Questão de posicionamento do corpo para abordar um adversário, proteção da frente da área, noção que ele ganhou no River Plate, onde ele fazia o lado – esquerdo ou direito – em um losango. Então com o De La Cruz de segundo homem de meio-campo, o Flamengo tem um ganho em relação ao Gerson”, disse.

➕: Flamengo Esports oficializa retorno ao CBLOL Academy

Vale destacar que a mobilidade é a uma das principais característica desse time com a entrada de De La Cruz. Em função da versatilidade dele e de Gerson, Tite começou os testes ainda no primeiro tempo. O treinador passou o uruguaio para segundo volante, e o Camisa 20 começou a atuar como meia-direita. Além disso, o meio-campo teve muita liberdade para se movimentar e trocar posições.

O time retornou para a segunda etapa com Luiz Araújo no lugar de Gerson, e De La Cruz ficou como segundo volante de forma definitiva. Assim como destacou Rodrigo Coutinho, a intensidade do meia na marcação chamou a atenção nos 45 minutos finais. Ele mostrou não só bom posicionamento defensivo, mas também se esforçou para recuperar bolas e parar contra-ataques adversários.

Tite elogia versatilidade de De La Cruz e revela como vai encaixá-lo no Flamengo

De La Cruz tem sido tema das coletiva de Tite, e o treinador classificou a versatilidade do jogador como positiva para a temporada recheada de jogos. Portanto, deixou claro que não vai utilizá-lo em apenas uma posição fixa e pretende aproveitar ao máximo da característica para implementar diferentes estilos de jogo.

“Na qualidade técnica individual, ele pode jogar como articular. Central, mas como do lado para dentro. Nessa tripla função, como segundo meio-campista, externo com liberdade ou um meia mais avançado, ele tem essa versatilidade. O que ele tem é essa qualidade técnica individual, uma mobilidade muito grande, a gente faz essa transição. Precisa de um jogador mais agudo, tem ele, precisa de articulação maior tem ele, que pode jogar por dentro. O ano todo, a sequência de jogos, te exigem que tenha jogadores de versatilidade”, destacou.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.