Se repetir 1º turno, Flamengo estará fora do G4 do Brasileirão
O Brasileirão de 2023 está chegando ao fim e suas rodadas finais prometem muita emoção para os torcedores espalhados por todo o país, incluindo, é claro, a Nação Rubro-Negra. Em meio a esse cenário, uma simulação revela que, em caso de repetição dos últimos quatro resultados do Flamengo no 1º turno, o Mais Querido ficará fora do G4 da competição, não alcançando vaga direta para a Libertadores de 2024.
Conforme aponta a projeção, o clube carioca acumularia uma vitória (Atlético Mineiro), dois empates (América-MG e São Paulo) e uma derrota para o Cuiabá. O jogo contra o Bragantino, atrasado devido ao impasse envolvendo a Conmebol e válido pela 30ª rodada, não interfere no cálculo, já que o Mengão perdeu o confronto do 1º turno e não somou pontos na partida. Dessa forma, o Flamengo somaria cinco pontos, totalizando 62, e ocuparia a sexta posição na tabela.
Leia mais: Flamengo vai encarar maratona de 3 jogos em 6 dias após a Data Fifa
Nesse sentido, o Rubro-Negro asseguraria uma vaga na pré-Libertadores, dividindo o espaço com o Atlético Mineiro (atualmente com a mesma pontuação do Fla), que viria logo a frente, em quinto lugar, com 63 pontos. Isso porque, reproduzindo seus resultados restantes do primeiro turno, o clube de Minas teria duas vitórias e duas derrotas, somando 6 pontos, um a mais em relação ao Maior do Rio.
Para relembrar a sequência que pode tirar do Flamengo a vaga direta da Libertadores, confira os resultados e detalhes dos jogos disputados no primeiro turno.
Bragantino 4 x 0 Flamengo (11ª rodada)
Começando pela 11ª rodada, um choque de realidade para o Rubro-Negro. O time de Sampaoli vinha de bons resultados recentes, com direito a classificação em cima do Fluminense pela Copa do Brasil e goleada humilhante sobre o Vasco. A parada para a Data Fifa também era outro ponto que pesava a favor, já que o Flamengo teria mais tempo de treino e viria descansado para o duelo em Bragança.
Em meio ao contexto favorável que antecedia a partida, era difícil imaginar que o time faria uma das suas piores atuações no ano. Com gols de Eduardo Santos, Alerrandro e Henry Mosquera, que marcou duas vezes, o Bragantino goleou por 4×0, dominando a partida do início ao fim e ligando o sinal de alerta para o Rubro-Negro e Sampaoli.
Flamengo 1 x 1 América-MG (16ª rodada)
Novamente em momento embalado, dessa vez após classificação para as semifinais da Copa do Brasil em cima do Athletico-PR, a expectativa era que o Flamengo alcançasse uma vitória sem sustos diante do lanterna do campeonato. No entanto, nova desilusão para os torcedores Rubro-Negros.
No empate em 1a1 com o América-MG, o Mais Querido até começou com boa apresentação, imponto ritmo intenso e criando muitas chances, mas sem convertê-las em gol. Na segunda etapa o problema persistiu, até que time mineiro abriu o placar com Felipe Azevedo. O placar se manteve dessa forma até os minutos finais, até que Victor Hugo empatou aos 95, de cabeça, após cruzamento de Arrascaeta.
Apesar do empate no final, o resultado apenas minimizou os danos para o time carioca, que sabia da necessidade de garantir 3 pontos frente ao último colocado do campeonato, ainda mais diante de sua torcida.
Atlético-MG 1 x 2 Flamengo (17ª rodada)
No segundo confronto seguido contra time mineiro, novo desempenho abaixo. Apesar da vitória, o time rubro-negro não teve boa atuação e contou com o brilho individual de Arrascaeta para bater o Atlético-MG na Arena Independência.
Após dura entrada sofrida por Bruno Henrique, Paulinho foi lançado e abriu o placar para o clube de Minas. O lance gerou muitas reclamações por parte dos rubro-negros, mas acabou sendo validado. O placar se manteve inalterado até que, Arrascaeta, saindo do banco de reservas, mudou o jogo. Com bonito gol de falta aos 80′ e assistência brilhante para Wesley, aos 87′, o uruguaio foi determinante para que o Flamengo voltasse com os 3 pontos para o Rio.
Cuiabá 3 x 0 Flamengo (18ª rodada)
Na penúltima rodada do 1º turno, o Flamengo adotou uma escalação alternativa ao enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal. A escolha de Sampaoli tinha como objetivo preservar jogadores para o próximo embate na Libertadores contra o Olimpia. A equipe rubro-negra resistiu à pressão na primeira etapa, encerrando o primeiro tempo com um empate de 0 a 0.
Entretanto, a estratégia não se manteve na segunda metade do jogo. Em menos de um minuto, Matheus Alexandre abriu o marcador para o Cuiabá, seguido por Clayson, que ampliou aos 8 minutos. No desfecho da partida, Deyverson consolidou a derrota do Flamengo ao marcar o terceiro gol.
Flamengo 1 x 1 São Paulo (19ª rodada)
Chegando para a última rodada do turno, o clima não era nada bom no Maracanã. No jogo anterior, em atuação desastrosa contra o Olimpia pela Libertadores, resultando em eliminação para o Flamengo na competição.
Lucas Moura inaugurou o placar para o São Paulo na primeira etapa, enquanto Pedro, nos momentos finais de jogo, converteu um pênalti. O empate no apagar das luzes não foi suficiente para satisfazer a torcida rubro-negra presente no Maracanã, que já vinha mordida após a eliminação na Liberta e ficou ainda mais irritada com a má atuação do time naquela noite.
Balanço dos times que fechariam o G4
Com os mesmo resultados das últimas quatro rodadas do 1º turno, Palmeiras e Botafogo terminariam empatados, ambos com 71 pontos e 21 vitórias, mas o clube paulista garantiria o título no saldo de gols.
O Bragantino chegaria na última rodada em posição favorável para conquistar o título, necessitando de uma vitória simples sobre o Vasco para erguer a taça. No entanto, conforme o resultado na 19ª rodada, o time de Bragança Paulista ficaria apenas no empate com o clube carioca, finalizando a competição na terceira posição.
A última vaga direta para a Libertadores ficaria com o Grêmio, que teria 66 pontos, 7 a mais do que possui atualmente.