Athletico-PR 0 x 2 Flamengo: Mengão vence e se classifica para as semifinais da Copa do Brasil
Nesta quarta-feira (12), o Flamengo enfrentou o Athletico-PR pela segunda partida das quartas de final da Copa do Brasil. O Mengão venceu o jogo por 2 a 0 e se classifica para as semifinais do torneio nacional. Os gols do Mais Querido foram marcados por Erick (contra) e Gabigol.
O Flamengo fez um primeiro tempo com muitos erros e passe e concedeu muito espaço para o Athletico-PR. No entanto, já no fim da primeira etapa, o meio-campista Erick fez gol contra e complicou a situação do clube paranaense. Já na segunda etapa, o Athletico se lançou ao ataque para tentar reverter a desvantagem, mas sem sucesso. O Fla aproveitou os espaços para ampliar o placar com Gabigol, já no fim do jogo.
Leia mais: Após caso impune no Brasileirão, torcida do Athletico expõe faixas contra racismo
Com o resultado, o Flamengo está classificado para as semifinais da Copa do Brasil com placar agregado de 3 a 1. O Rubro-Negro irá enfrentar o Grêmio, que se classificou após superar o Bahia. A CBF ainda não oficializou as datas dos confronto, o que deve ocorrer em breve.
Como foi Flamengo x Athletico-PR
Assim como fez nos últimos jogos, o Flamengo tentou comandar as ações desde o primeiro minuto de partida. Por outro lado, precisando da vitória, o Athletico-PR abandonou o estilo mais conservador e adiantou a marcação nos primeiros minutos. Mas o Fla conseguiu furar a pressão em alguns momentos e criou a primeira grande chance do jogo com bola na trave de Ayrton Lucas.
O jogo continuou da mesma maneira nos minutos seguintes: o Flamengo com controle da bola e o Athletico-PR tentado acelerar sempre que retomava a posse. Contudo, o time passou a ter dificuldade em trocar passes no campo ofensivo e deu mais oportunidades para o time paranaense ameaçar o gol de Matheus Cunha.
Dessa forma, o Athletico cresceu e teve grande chance de abrir o placar aos 31 minutos. Vitor Roque recebeu cara a cara com Matheus Cunha dentro da área, mas foi travado na hora do chute por David Luiz. Pouco depois, o jovem centroavante teve segunda chance de finalizar e mandou a bola na trave.
Apesar de passar pelo seu pior momento no jogo, o Mengão abriu o placar já no fim da primeira etapa. Aos 45 minutos, Thiago Maia cruzou para a área, Arrascaeta cabeceou para o meio, e Erick fez gol contra.
2º tempo
Com a necessidade de marcar ao menos dois gols para empatar o placar agregado, o Athletico se lançou ao ataque no início da segunda etapa. Assim, deu mais espaços para o Fla emplacar contra-ataques. Na primeira escapada em velocidade, Gabigol driblou Bento e marcou o segundo do Flamengo no jogo. No entanto, o VAR assinalou impedimento no lance, gerando muita reclamação do time rubro-negro.
Isso porque a análise é feita com transmissão ao vivo no telão do estádio e o corpo de Gabi parecia muito atrás de Thiago Heleno, último defensor do Athletico-PR. Mas a linhas do VAR apontaram que o camisa 10 do Mengão estava em posição irregular.
O Athletico-PR seguiu tentando pressionar o Flamengo para reverter o resultado. Entretanto, o time paranaense passou a cometer muitos erros quando o fim de jogo se aproximou. Assim, o Fla teve oportunidades de emplacar outros contra-ataques e matar o jogo. Mas o time errou muitos passes no terço final do campo.
Aos 48 minutos, no entanto, o Athletico-PR deu espaço para o Flamengo mais uma vez e desta vez a equipe aproveitou. Léo Pereira tocou de cabeça para Gabigol, que dominou e mandou para o fundo das redes de perna direita.
Já no fim da partida, Gerson e Thiago Heleno se envolveram em confusão dentro do campo. O juiz Bráulio da Silva Machado expulsou os dois atletas. Sendo assim, Gerson será desfalques do Flamengo na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.