Renato Gaúcho detalha estratégia para arrancar virada contra o Flamengo
O Flamengo até abriu o placar, mas saiu derrotado por 3 a 2 contra o Grêmio em Porto Alegre. No segundo tempo, a equipe perdeu o ímpeto do jogo e Renato Gaúcho aproveitou o momento de fraqueza para apostar em jovens no ataque. O treinador explicou sua estratégia em coletiva.
Sem Suárez, sua principal estrela, e mais sete desfalques, Renato precisou de mudanças logo na escalação inicial. No entanto, o Grêmio não conseguiu marcar na primeira etapa e viu Cebolinha aplicar a lei do ex para abrir o placar favorável ao Flamengo.
Leia mais: Tite explica substituição de Pulgar e lamenta derrota do Flamengo
O Rubro-Negro visivelmente não conseguiu manter o ritmo de jogo no segundo tempo. Tite optou por sacar Cebolinha e Pulgar, que estavam bem no jogo. Já Renato, notando a queda de produção do Fla, desmanchou a trinca da zaga e colocou mais atacantes em campo.
“Trabalhei a parte tática para defender bem e ter o contra-ataque. Não é fácil enfrentar o Flamengo. No intervalo, elogiei meu time apesar da derrota e acertei algumas coisas. Disse para ter calma para empatar. Continuamos lutando. Esperei até os 20 minutos para colocar minha equipe para frente”, disse.
Em seguida, o treinador gremista completou: “Coloquei atacantes descansados, tirei um zagueiro e arrisquei um pouco mais. Daríamos espaços, mas o Flamengo também iria se preocupar com a gente. Deu certo”.
Nas trocas, Renato Gaúcho tirou Kanemann, que já estava amarelado, para por Cristaldo. Ferreirinha entrou no lugar de Besozzi, JP Galvão saiu para entrada de André Henrique e Nathan também foi aposta do treinador. Todos eles participaram dos gols do Grêmio: Ferreirinha, André e Nathan marcaram, enquanto Cristaldo deu assistência.
Tite assumiu ‘culpa’ por derrota do Flamengo para o Grêmio
Tite conheceu sua primeira derrota pelo Flamengo. Após vencer Cruzeiro e Vasco, o treinador não conseguiu manter a estabilidade e saiu da Arena sem os três pontos fundamentais na bagagem. Tite não se omitiu ao falar sobre o “culpado” pela virada do Grêmio:
“O conjunto todo, no futebol eu aprendi que somos todos responsáveis. O técnico maior pela visibilidade e pelas escolhas. Não é um esporte individual. Todos nós temos a condição de crescer eu inclusive no conhecimento dos atletas para a utilização”, pontuou.
Se vencesse o time gaúcho, o Flamengo assumiria a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O Bragantino tropeçou contra o Atlético-MG, e deixou o caminho livre para o Rubro-Negro. Mas com o revés, o Fla cai para a quarta posição na tabela. O próximo adversário do Flamengo é o Santos, no dia 1º de novembro, em Brasília.