Relembre títulos marcantes do Flamengo na Taça Guanabara

08/03/2023, 07:30
Flamengo levantando troféu da Taça Guanabara de 2021; clube pode ser campeão nesta quarta-feira, contra o Fluminense

Nesta quarta-feira (8), Flamengo e Fluminense se enfrentam em jogo que vale o título da Taça Guanabara. O clássico acontecerá no Maracanã, às 21h10. Para ser campeão, o Flamengo precisa apenas de um empate.

Com 23 pontos, o Flamengo é o líder da Taça Guanabara e tem um ponto a mais que o Fluminense, segundo colocado. Assim, com a possibilidade do Flamengo levantar uma taça no Maracanã, o MRN relembra títulos marcantes do Flamengo na Taça Guanabara. Confira:

Confira mais: Pedrinho compara Matheus Gonçalves com Ângelo e diz qual a solução para o Flamengo

Romário brilha para garantir único título do centenário do Flamengo

Em 1995, o Flamengo completou 100 anos de existência e a expectativa era que o clube fizesse uma temporada histórica no futebol brasileiro. O time contava com uma das principais promessas do país, Sávio, e além disso, contrato Romário, melhor jogador do mundo em 1994. O escolhido para comandar o time foi o técnico Vanderlei Luxemburgo.

O início do time foi arrasador, pois o time atropelou os adversários na Taça Guanabara. Foram 10 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Na grande final do torneio, brilhou a estrela do melhor jogador do mundo. Romário marcou três gols na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo e garantiu o título para o Mengão.

Contudo, o Flamengo perdeu o Carioca e o técnico Luxemburgo foi demitido. O clube fez diversas contratações para vencer o Brasileirão e, entre elas, contratou o atacante Edmundo. No entanto, o Flamengo decepcionou no campeonato nacional e a Taça Guanabara foi o único título do centenário.

Pênalti sobrenatural de Cássio

Em 2001, o Flamengo fez mais uma vez uma ótima campanha na Taça Guanabara e se classificou em primeiro lugar do grupo A. O Mais Querido venceu quatro jogos e perdeu apenas um. Na semifinal da competição, o clube se classificou após vencer o Vasco por 1 a 0.

Na grande final, o Flamengo enfrentou o Fluminense, que primeiro colocado do grupo B. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o título da Taça Guanabara foi decidido nos pênaltis. O Flamengo acertou as primeiras três cobranças e o Fluminense apenas duas. Assim, o time precisava converter as próximas duas cobranças para ser campeão.

O lateral Cássio foi o quarto batedor do Flamengo. Logo após a batida, a certeza era que Cássio tinha desperdiçado a cobrança e a disputa poderia ganhar emoção. O goleiro Murilo, defendeu de mão trocada, mas não segurou. Ao bater na chão, a bola pegou e foi lentamente para o fundo do gol. No fim, Beto converteu a última cobrança e o Flamengo foi campeão da Taça Guanabara.

Fla-Flu épico em um sábado de Carnaval

Flamengo e Fluminense protagonizaram grandes duelos na Taça Guanabara de 2004. Durante a fase de grupos, o Mengão venceu o rival por 4 a 3 após sair perdendo por 3 a 1. E quis o destino que os clubes se enfrentassem novamente na grande final da competição.

No dia 21 de fevereiro de 2004, sábado de carnaval na cidade do Rio de Janeiro, um clássico Fla-Flu decidiu o título da Taça Guanabara no Maracanã. O Flamengo abriu o placar com Fabiano Eller, mas o Fluminense buscou o empate. O Flamengo voltou a ter a liderança no placar com gol de Jean, mas novamente o rival empatou.

Quem resolveu foi o lateral-esquerdo Roger. O lateral fez ótima tabela com Ibson, que tinha apenas 21 anos, e marcou o gol que fez o Flamengo ser campeão.

Jogo do Chororô

Em 2008, o Flamengo enfrentou o Botafogo na final da Taça Guanabara. O Mengão tinha vencido o Botafogo na final do Carioca do ano anterior e teve nova final contra o rival no ano seguinte. Em campo, um jogo emocionante para os 78 mil torcedores presentes no Maracanã.

O Botafogo abriu o placar com Wellington Paulista. No segundo tempo, o Flamengo virou a partida com gols de Ibson e Diego Tardelli. Mas o que marcou a final da Taça Guanabara para sempre aconteceu após o apito final.

O Botafogo concedeu uma entrevista coletiva para demonstrar indignação com a arbitragem por conta do pênalti marcado sobre Fábio Luciano. O pronunciamento contou com a presença do técnico Cuca, do presidente da época Bebeto de Freitas e dos jogadores. A coletiva ficou conhecida entre os torcedores do Flamengo como “chororô”. Posteriormente, o atacante Souza eternizou o “chororô” em comemoração.

Flamengo campeão após golaço de Ronaldinho

A Taça Guanabara de 2011 tem uma diferença para outras, o Flamengo não enfrentou um grande do Rio na final. Isso porque o Boavista eliminou o Fluminense na semifinal e se classificou para a decisão. Mas quem imaginava um jogo tranquilo para o Rubro-Negro se enganou.

O empate permaneceu no placar por 70 minutos de partida. Contudo, aos 25 minutos da segunda etapa apareceu a magia de Ronaldinho Gaúcho. Apesar de não ter feito grande jogo, o craque bateu falta perfeita no ângulo e fez o único gol da final. A partida aconteceu 46 dias após a apresentação histórica do camisa 10 e aumentou a expectativa de todos para a passagem de Ronaldinho no Flamengo. Que não terminou como muitos queriam.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.