A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) esperou até o último dia possível para nomear o árbitro que irá representá-la no julgamento do recurso da suspensão do atacante Gabigol na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.
A defesa de Gabigol entrou com o recurso no dia 2 de abril, junto com a escolha do seu árbitro, e a acusação usou o prazo máximo de duas semanas para indicar o seu representante. Ainda é necessária a nomeação de um terceiro árbitro, pela própria CAS, para que possa ser tomada uma decisão sobre o efeito suspensivo.
➕Jogadores do Flamengo fazem coro em apoio a Gabigol
A expectativa da defesa de Gabigol é que essa nomeação aconteça até o fim desta semana. A partir daí, a decisão sobre o efeito suspensivo pode sair a qualquer momento – não há prazo nem uma data marcada para julgamento, com a decisão dos árbitros somente sendo informadas às partes do processo.
No recurso, os advogados de Gabigol pedem rapidez da corte, já que a demora pode fazer com que Gabigol cumpra grande parte ou até mesmo toda a suspensão sem que haja uma decisão final da CAS sobre a sentença em si. Para garantir essa rapidez, a defesa de Gabigol até pagou a parte das custas judiciais que caberia à ABCD para que o processo não atrasasse ainda mais.
A expectativa da defesa é conseguir o efeito suspensivo até o fim deste mês. Até lá, Gabigol seguirá mantendo a forma física em sua casa, já que não pode frequentar as instalações do Flamengo durante a suspensão.
Gabigol foi suspenso no mês passado, de maneira retroativa por dois anos contando de 8 de abril de 2023, por suposta fraude num exame antidoping no Ninho do Urubu. A defesa aposta na margem apertada da condenação, de 5 a 4 no plenário do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, para confiar no sucesso do recurso de Gabigol.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...