Rafael passa vergonha ao provocar Flamengo por Mundial
O Fluminense levou uma surra do Manchester City na final do Mundial de Clubes nesta sexta-feira (22). No entanto, é o Flamengo quem não sai da cabeça e da boca dos rivais. Os flamenguistas, como é o normal da rivalidade, aproveitaram para lembrar nas redes sociais que o time é o único campeão mundial no Rio de Janeiro. O lateral Rafael, do Botafogo, sentiu o golpe.
Rafael cometeu uma gafe incrível nas suas redes sociais com uma publicação falaciosa. O jogador decidiu aconselhar os rubro-negros a buscarem o Mundial na Fifa e afirmando que a conquista não consta na entidade.
Leia mais: Marcos Paulo Neves: Sem revisionismo! O Flamengo é (e sempre foi) campeão mundial de clubes
“Lembrando os flamenguistas de irem lá na Fifa. Porque esses posts de único clube do Rio com Mundial não está constando lá… Agradecido”, escreve o jogador do Botafogo.
Com a declaração, Rafael passou vergonha. No site da Fifa, a entidade expõe a lista do Mundial desde que começou a organizar o torneio. Ou seja, de 2000 e 2005 em diante. Mas isso não significa que a Federação desconsidere os campeões anteriores. Em diversas oportunidades, a Fifa mostrou reconhecer o Flamengo e diversos outros clubes como campeões mundiais.
Presidente da Fifa reconheceu Flamengo como campeão mundial ainda em 1981
Zico e seus companheiros conquistaram o Mundial de 1981 na bola. E que bola. Uma aula de futebol com placar de 3 a 0 para o Flamengo sobre o Liverpool ainda no primeiro tempo. Ainda naquele ano, a Fifa encaminhou uma carta ao então presidente do clube, Antônio Augusto Dunshee de Abranches, reconhecendo o título.
“Até esta data muito poucos clubes puderam se ufanar e orgulhar-se da conquista de um título tão importante. Mercê de um trabalho consciente. Respeitável e tendo à frente sua esclarecida e dinâmica direção. Podendo isto ter proporcionado ao Brasil a conquista de um título que será para sempre inolvidável”, escreve Havelange na carta a Dunshee.
Além disso, o mandatário da Fifa fez uma alegação. O título aconteceu “de forma inconteste e altamente honrosa para o futebol brasileiro campeão mundial de clubes”.
A saber, o próprio Real Madrid foi campeão mundial em cima do Peñarol, do Uruguai. Naquela altura, os jornais espanhóis também classificavam o título como mundial. A dimensão e a importância já era a de um Mundial de Clubes, embora ainda não fosse organizado pela Fifa.