No Rio não tem outro igual: Flamengo é único carioca campeão do Mundial

22/12/2023, 17:27
Manchester City humilha Fluminense rival do Flamengo

O Flamengo segue sendo o único clube do Rio de Janeiro campeão do Mundial de Clubes. Na Arábia Saudita, o Fluminense foi goleado por 4 a 0 para o Manchester City e ficou com o vice do torneio. Os gols dos ingleses foram feitos por Julian Álvarez (duas vezes), Nino (contra) e Phill Foden. Em tese, foi a pior derrota de um brasileiro em decisões.

O único time brasileiro que perdeu de 4 a 0 para um europeu em finais de Mundial foi o Santos de Neymar, na temporada de 2011, contra o Barcelona. Na ocasião, o time espanhol também era comandado por Pep Guardiola, atual treinador do Manchester City. O último clube do Brasil a conquistar a competição segue sendo o Corinthians, em 2012 (1 x 0 contra o Chelsea).

Leia também: Thomás, ex-Flamengo, acerta com campeão de Sul-Americana

Com o Fluminense foi vice, segue a lista intacta de brasileiros campeões do Mundial: São Paulo (três vezes), Santos (duas vezes), Corinthians (duas vezes), Flamengo, Internacional e Grêmio. Em 2025, no novo Super Mundial, Flamengo, Flu e Palmeiras estão garantidos, já que foram os últimos campeões da Libertadores.

Flamengo venceu o Liverpool em 1981 e foi campeão do Mundial

O título do Flamengo aconteceu logo na sua estreia, em duelo contra o Liverpool, no Japão, em 1981. Os gols do Fla na vitória por 3 a 0 foram marcados por Nunes (duas vezes) e Adílio. Anteriormente, o Mundial era disputado apenas em um jogo, entre o campeão da Libertadores contra o vencedor da Champions League.

Neste jogo, o Flamengo entrou em campo com Raul Plassmann; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Tita, Adílio e Zico; Nunes e Lico. Já o Liverpool, veio com a seguinte escalação: Bruce Grobbelaar; Phil Neal, Mark Lawrenson, Phil Thompson e Alan Hansen; Sammy Lee, Terry McDermott, Graeme Souness e Craig Johnston; Kenny Dalglish e David Johnson.


Partilha
Yago Martins
Autor
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...