Quando o assunto é quantidade de faltas, Diniz esbanja incoerências
No último domingo (16), Flamengo e Fluminense ficaram no 0x0 pelo Campeonato Brasileiro, e o jogo ficou marcado pelas polêmicas de arbitragem, que prejudicou o Mais Querido ao expulsar Luiz Araújo e sonegar pênalti claro em Arrascaeta. Após a partida, chamou a atenção a incoerência de Fernando Diniz ao falar sobre o número faltas cometidas pela sua equipe.
Defensor do bom futebol e do espetáculo dentro de campo, Fernando Diniz mudou seu discurso mais uma vez. Dominado pelo Flamengo no primeiro tempo, sua equipe abusou da violência e parou o time de Jorge Sampaoli na base das faltas. Nos primeiros 45 minutos, por exemplo, foram 14 faltas cometidas pelo Fluminense, contra apenas quatro do Rubro-Negro.
Leia mais: River topa vender De La Cruz, mas notícia não é boa para o Flamengo
Questionado sobre o assunto em coletiva, Diniz ignorou o recorte do primeiro tempo, de quando o Flamengo dominou a posse de bola, e jogou a responsabilidade para o árbitro: “Sobre o número de faltas, eu não vi o total. Foi 25 a 20? Equilibrado, uma diferença de cinco. Mas não vou responder isso aí. O critério de faltas é do árbitro”, afirmou.
O discurso, no entanto, é completamente diferente de dois meses atrás. No Fla x Flu da Copa do Brasil, o treinador se revoltou com a arbitragem e reclamou do alto número de faltas do time de Sampaoli:
“Hoje, o Flamengo usou as faltas. Sempre que a gente saía da marcação, era falta. Mas a arbitragem foi permissiva com as faltas táticas do Flamengo. O Fluminense foi campeão carioca apesar da arbitragem. Conseguimos um 0x0 hoje apesar da arbitragem”, disparou Fernando Diniz.
Incoerência de Fernando Diniz já vem de outros anos
Assim, após o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o choro de Fernando Diniz repercutiu nas redes sociais. O treinador do Fluminense demonstrou grande indignação com o número de faltas do Flamengo e tratou a maneira de jogar como absurda. No entanto, em 2019, contra o próprio Flamengo, Diniz usou da mesma estratégia para parar o time de Jorge Jesus.
Naquela ocasião, o São Paulo de Fernando Diniz segurou o Flamengo no Maracanã, 0x0 pelo Campeonato Brasileiro. Sem a bola durante grande parte do jogo, o tricolor paulista terminou a partida com 27 faltas e não deixou a bola correr. Mas após a partida, Diniz defendeu seu trabalho e afirmou que seu time foi “muito inteligente taticamente e corajoso”.
Fluminense x Flamengo: time de Fernando Diniz recebe mais cartões
De acordo com o Sofascore, o time do Fluminense é um dos mais violentos do Campeonato Brasileiro. Até a 15ª rodada, o time de Fernando Diniz é o quarto com mais cartões amarelos, 45, enquanto o Flamengo é o que menos recebeu amarelos, apenas 30. Da mesma forma, o tricolor é o terceiro com mais cartões vermelhos (3), enquanto o Rubro-Negro só teve um jogador expulso.
Mas além disso, nas últimas 10 partidas o Fluminense cometeu mais faltas do que os seus adversários em quatro.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.