Posição de liderança no Flamengo foi fator para Arrascaeta buscar terapia

13/12/2024, 13:52
Arrascaeta comemora gol pelo Flamengo fazendo coração

Ídolo do Flamengo e um dos líderes do elenco, Arrascaeta sempre espalhou a palavra da terapia. Assunto muito abordado pelo meia nas redes sociais e em entrevistas, buscar ajuda profissional teria sido fundamental para o jogador exercer da melhor forma o papel de liderança que tem no vestiário.

Desde 2019 no Flamengo, o impacto de Arrascaeta na história do Flamengo foi imediato. Bicampeão da Libertadores, bicampeão da Copa do Brasil e bicampeão do Brasileirão, entre diversos outros títulos conquistados com o Manto, o uruguaio, com a saída de Gabigol, se tornou o jogador do atual elenco com mais partidas pelo Mengão, com 292 aparições.

➕  'Vou esperar a camisa 10': Arrascaeta quer número histórico do Flamengo

"A terapia tem mudado muito minha personalidade também. Estando em um clube grande como o Flamengo, não é fácil e virar um dos líderes. Era um pouco difícil para um cara fechado que não falava muito com as pessoas, não falava com os companheiros para motivá-los. E eu falei com meu psicólogo que precisava mudar isso e saber expressar para fora das coisas que eu sinto. Hoje me sinto muito mais preparado", afirmou Arrascaeta, em entrevista ao 'Abre Aspas', do 'ge'.

Em cima do seu tempo de clube, Arrascaeta foi perguntado se isso era um fator importante para decidir assumir mais esse papel de liderança. O camisa 14 afirmou que sim, voltando a exaltar a importância da terapia nisso tudo.

"Sim. Realmente, eu sempre sentia as coisas, mas não falava, não conseguia expressar, não tinha a força para levantar a mão e falar, e ser o exemplo. Eu sempre me omitia, não tinha essa força. Com a terapia, comecei a praticar tudo isso. Foi difícil, mas treinando todos os dias eu tentei melhorar, melhorar, até o momento que comecei a falar com os companheiros. Não só no ambiente de futebol, mas também com outras pessoas, com minha família, com meus pais", desabafou Arrasca.

Arrascaeta relembrou caso com Thiago Neves envolvendo timidez

Apesar de visto como um cara descontraído, com muita atitude dentro de campo e sempre elogiado pelos companheiros como uma ótima pessoa de lidar, Arrascaeta sempre deixou claro quanto a sua timidez e como era muito calado.

Inclusive o assunto foi tema de polêmica em 2019, quando em entrevista à 'Fox Sports', o ex-jogador Thiago Neves, falou sobre o estilo de Arrascaeta. O meia, com passagens por Flamengo, Fluminense e Cruzeiro, onde atuou ao lado do uruguaio, disse que alertou Arrasca sobre sua timidez, afirmando que isso iria atrapalhá-lo no Mais Querido.

"Ele é muito meu amigo e eu falei com ele depois que ele acertou. Ele é tímido, e isso pode atrapalhar no Flamengo. Lá a torcida gosta que vibre, que grite, coisas que não são muito da personalidade dele", disse Thiago Neves na época.

Ainda em entrevista ao 'ge', Arrascaeta relembrou a situação e disse que o ex-companheiro não falou aquilo por maldade, afirmando que hoje é uma pessoa totalmente diferente do que era no Cruzeiro.

"Ele não fez por maldade. Ele falou porque sinceramente me conhecia e era um dos caras com quem eu me dava melhor lá no Cruzeiro, ele mora no mesmo lugar que eu e vez ou outra mandamos mensagem. É um cara que me ajudou muito. Eu realmente hoje sou um cara totalmente diferente do que era antes", declarou Arrascaeta.

Posteriormente, em 2023, Thiago Neves voltou a falar do assunto e afirmou que não previu um desempenho esportivo ruim do ex-companheiro e apenas destacou uma característica pessoal do uruguaio.

"Eu não falei que ele não iria dar certo, eu falei que ele poderia ter um problema pela timidez dele. O Arrascaeta joga pra cacete, não tem como ele não dar certo. Ele é meu parceiro, só falei da timidez dele. Ele é tímido até hoje, é o jeitinho dele. Encontrei com ele um tempo atrás. Depois deu uma soltada, o Rio estava quase engolindo ele", disse Neves em entrevista à época no 'Charla Podcast'.

Se recuperando de lesão que o incomodou durante boa parte da temporada, o fazendo inclusive jogar com dores as finais da Copa do Brasil, Arrascaeta deve voltar a jogar já no início de 2025. A previsão do Flamengo é de que o meia esteja à disposição já na pré-temporada nos Estados Unidos.


Partilha