‘Pisou na bola e caiu no chão’: notas de jogo há 20 anos expõem tempos difíceis do Flamengo

07/07/2023, 15:17
‘Pisou na bola e caiu no chão’: notas de jogo há 20 anos expõem tempos difíceis do Flamengo

No dia 7 de julho de 2003, há exatos 20 anos atrás, o Flamengo perdia por 2 a 0 para o Grêmio, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela 16ª rodada do Brasileiro. Pouco mais de 10 mil torcedores, assim, se fizeram presentes para assistir a um jogo com as duas equipes sem a mesma força de anos anteriores. O Mais Querido, bem como, vinha de títulos da Mercosul (1999) e Copa dos Campeões (2001). Já o Tricolor de Copa do Brasil (1997), Brasileiro (19996), Libertadores (1995) e Recopa Sul-Americana (1996).

A partida entre Grêmio e Flamengo, neste sentido, foi definida na primeira etapa com gols de Flávio Dias e Anderson Lima, aos 27 e 33 minutos, respectivamente. A atuação do Rubro-Negro, assim, foi bem abaixo e irritou bastante o treinador Nelsinho Batista, que desabafou no intervalo com críticas ao elenco.

Leia mais: Notas de Fla 2×1 Athletico-PR: Arrascaeta perfeito, BH uma besta enjaulada!

“Não mudei ninguém porque se fosse para mudar tinha que mudar uma meia dúzia. Eu acho que, no Flamengo, o jogador entrou em campo ele tem que valorizar tudo: a gana, a garra e a vontade de vencer. Isso não está acontecendo com essa equipe”, disse Nelsinho Batista à TV Globo.

Após a derrota, as notas dos jogadores do Flamengo foram divulgadas por um jornal com números abaixo de cinco, ou seja ninguém ficou ao menos na média. O lateral-esquerdo Luciano Baiano, o zagueiro Fernando e o volante Fábio Baiano receberam nota 1, aliás.

“Outra atuação horrorosa. O drible que levou no primeiro gol foi vergonhoso”, nota 1 para Luciano. “Entre os muitos erros, pisou na bola e caiu no chão, numa cena patética”, nota 3 para André Bahia. “Incrível como ainda é titular e capitão do time. Faz falta em todos os lances, como a que resultou no segundo gol”, nota 1 para Fernando.

Retrospectiva do Flamengo em 2003

Em 2003, o Flamengo disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, a Copa Sul-americana e o Campeonato Brasileiro. No Estadual, parou na semifinal após perder no agregado de 5 a 1 para o Fluminense. Na Copa do Brasil, o Mais Querido conseguiu chegar à final, mas perdeu para o Cruzeiro em agregado de 4 a 2.

Já na Sul-Americana, houve um triangular com Santos e Internacional, onde o Fla não conseguiu sequer um ponto nos confrontos. O Rubro-Negro, deste modo, perdeu por 3 a 1 para o Colorado e 3 a 0 para o Peixe, sendo assim eliminado.

No Brasileiro, por fim, o Flamengo terminou na oitava colocação, com 66 pontos, com isso garantiu vaga na Sul-Americana da próxima temporada.


Fellipe Perdigão
Autor

Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!