Pesquisa mostra força de Bandeira na eleição do Flamengo
Eduardo Bandeira de Mello deve ter um papel importante na eleição do Flamengo, que ocorrerá em dezembro deste ano. Pesquisa publicada nesta quarta-feira (14) indica que parcela de rubro-negros está disposta a apoiar uma candidatura de EBM ou candidato que receba sua aprovação, e o MRN apurou que o ex-presidente definiu nome que vai apoiar.
A pesquisa ‘Pulso do Torcedor 2024’, feita pela Atlas Intel em parceria com o Estadão, fez o seguinte questionamento: “Se você pudesse participar da escolha do próximo presidente do Flamengo, e esses fossem os candidatos, em quem votaria: Eduardo Bandeira de Mello ou candidato indicado por ele, Rodrigo Dunshee ou Luiz Eduardo Baptista (Bap)?”
➕ ‘Só falta eu terminar preso por causa do Flamengo’, brinca Paes, antes de acusar Caixa: ‘Se alguém cometeu fraude, foram eles’
O resultado foi de 67,1% pela opção de Bandeira de Mello ou quem receber seu apoio. Dunshee, candidato apoiado pelo atual presidente Rodolfo Landim, recebeu 18,7%. Já Bap terminou na terceira posição com 14,2%.
EBM já confirmou que não vai se candidatar. No entanto, de acordo com apuração do MRN, Bandeira vai apoiar Maurício Gomes de Mattos, o MGM, e deve anunciar sua decisão aos torcedores nos próximos dias. Anúncio esse que, como mostra a pesquisa, deve fazer o candidato crescer entre os torcedores do Flamengo. Maurício foi vice-presidente geral na gestão de Bandeira.
A presença de Eduardo Bandeira de Mello ao lado de MGM em reunião com Eduardo Paes para falar sobre o estádio do Flamengo é um dos indicativos desse apoio a ser anunciado. Hoje deputado federal, o ex-presidente acompanhou o candidato nesta terça-feira (13) para entender do prefeito qual serão os próximos passos após a compra do terreno do Gasômetro. O MRN teve acesso ao áudio desse encontro.
Outro resultado da Pulso do Torcedor 2024 ajuda a explicar a grande parcela disposta a apoiar o candidato de Bandeira. Com 67% dos votos, ele foi escolhido pelo entrevistados como o melhor presidente do Fla nos últimos 20 anos. Landim (25,1%) e Marcio Braga (4,6%) completam o ‘pódio’.
Para realizar a pesquisa, a Atlas Intel entrevistou 2.015 pessoas por meio de recrutamento digital entre os dias 1 e 5 de agosto de 2024. A margem de erro de é dois pontos percentuais e confiabilidade de 95%, segundo a empresa.
Apoio de Bandeira pode ser decisivo para MGM
A decisão de Bandeira em apoiar MGM pode mudar a eleição do Flamengo. Em julho, o MRN divulgou pesquisa eleitoral do Instituto Mapear, feita com 400 sócios do clube, que apontou MGM na terceira posição nas intenções de voto. Contudo, o índice de indecisos foi alto, assim como a influência de EBM.
Com questionamento similar ao da Pulso do Torcedor, 34% dos sócios do Flamengo afirmaram que o apoio de Eduardo faz aumentar chance de votar em MGM na eleição. Outros 50% disseram que não faz diferença, 11% disse que diminui apoio pelo candidato e 5% não souberam responder.
Ou seja, são duas pesquisas que mostram a força que o ex-presidente mantém junto aos torcedores e sócios. Cenário que pode ser decisivo em uma eleição que pesquisa apontou ter alto índice de indecisos: 31% no momento da divulgação.
EBM tem rejeição em parte da torcida pela tragédia do Ninho, caso no qual ele réu e se defende, mas esse sentimento muitas vezes não está presente entre os sócios do clube. Ele é respeitado por muitos internamente pelo período de recuperação financeira e as pesquisas mostram esse fato.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.