Peñarol 0 x 0 Flamengo: time decepciona, fica no empate e está fora da Libertadores
O Flamengo está fora da Libertadores 2024. O time rubro-negro empatou em 0 a 0 com o Peñarol no Campeón del Siglo, nesta quinta-feira (26), em jogo que pouco finalizou apesar da presença ofensiva e necessidade do resultado. No fim, derrota no Maracanã na ida acabou sendo decisiva para eliminação com placar agregado de 1 a 0.
Precisando da vitória para reverter o placar agregado, o Flamengo foi ao ataque desde o primeiro minuto e teve primeira grande chance logo no início. Plata teve as melhores chances, inclusive uma que viu a bola passar em sua frente dentro da área em finalizar. Bruno Henrique, Arrascaeta e Gerson também participaram bem. Mas, apesaro volume e da criação de chances, a efetividade foi um problema.
➕ Flamengo de Filipe Luís avança para final do Carioca Sub-20
A segunda etapa até começou com cenário similar, mas a ansiedade pelo passar do relógio fez o Flamengo se complicar no jogo. O time passou a errar mais, deu a posse de bola para o Peñarol e viu o volume ofensivo diminuir consideravelmente conforme o cansaço aumentava. E o resultado foi a eliminação em um segundo tempo muito ruim.
Como foi Peñarol x Flamengo
Após um atraso de cinco minutos em função de laser da torcida do Peñarol no goleiro Rossi, o jogo começou intenso para o Flamengo. Logo no segundo minuto, Gerson, posicionado pelo lado esquerdo inicialmente, cruzou para Gonzalo Plata cabecear e obrigar Aguerra a fazer a primeira defesa do jogo.
O jogo se apresentou em um cenário muito similar ao do Maracanã: Flamengo dominando posse de bola e ações ofensivas, enquanto o Peñarol se fechou procurando contra-ataques. E, ainda que sem repetir chance tão clara quanto a do início de jogo, o domínio seguiu rubro-negro nos primeiros 20 minutos.
Foi então que, aos 22 minutos, Gerson teve a melhor chance do jogo até ali. Bruno recebeu lançamento nas costas da zaga e ajeitou de peito para o meia, que chutou nas mãos de Aguerre. O assistente marcou impedimento, mas lance seria revisto em caso de gol.
Plata teve a chance de apenas empurrar para o gol, mas parece não ter entendido o quão livre estava. Léo Ortiz teve chance após desvio de escanteio e tanto Bruno Henrique quanto Plata desperdiçaram chances de mano a mano. Exemplos de lances de perigo criados e não aproveitados pelo Flamengo no primeiro tempo. O time foi amplamente superior, mas ainda apresentou falha na efetividade.
2º tempo
Os primeiros minutos da segunda etapa foram idênticos ao início de jogo. A equipe rubro-negra continuou controlando a posse da bola, chegou a invadir a área com a bola dominada e pecou no momento de finalizar. O Peñarol, por outro lado, seguia com muita dificuldade de sair de pressão para ao menos ameaçar o Fla.
Pouco antes dos 15 minutos da segunda etapa Tite decidiu pela entrada de Gabigol no jogo. O Camisa 99 e Wesley entraram nas vagas de Plata e Varela. Conforme o tempo foi passando, no entanto, o Flamengo começou a dar sinais de ansiedade pela necessidade do resultado. Fator que foi fundamental para o Peñarol cavar faltas e diminuir muito o ritmo do jogo.
Os 20 minutos finais foram de jogo muito mais confortável para o Peñarol. O Flamengo se desorganizou e, se antes chegava e tinha dificuldade de finalizar, passou a ter problema para passar da retranca do rival. Jogadores também indicavam cansaço, e a classificação foi ficando cada vez mais distante.
Gabigol ainda teve uma última chance após cruzamento de Matheus Gonçalves, aos 43 minutos, mas o desvio do atacante parou no goleiro Aguerre. O Flamengo deixar o Uruguaio eliminado da Libertadores em um jogo que finalizou somente seis vezes, duas na direção do gol. Peñarol x Flamengo que sacramenta a péssima campanha feita nesta temporada.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.