Otávio, cria do Flamengo, pode deixar Porto rumo a Paris

Atualizado: 03/07/2025, 09:07
Otávio perfilado antes de jogo do Porto na Champions League

Após perder espaço no Porto, Otávio pode mudar de clube na Europa. O Paris FC, rival local do PSG, está interessado na contratação do zagueiro ex-Flamengo para a próxima temporada.

De Vini Jr a Reinier: como terminaram as temporadas dos Garotos do Ninho na Europa

De acordo como o portal francês "FootMercato", o clube parisiense busca um novo defensor após conseguir o acesso à Ligue 1 na última temporada. Com isso, a equipe já abriu conversas com o Garoto do Ninho.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Otávio perdeu espaço no Porto após episódio de indisciplina cometido em abril. Após o ocorrido, o zagueiro pouco atuou pelos dragões: 22 minutos (11 contra o Boavista e 11 contra o Inter Miami).

Pelo fato de ter perdido espaço no time português, o Paris FC trabalha para contratar o atleta por um preço inferior ao que o zagueiro foi adquirido no início de 2024: 12 milhões de euros (R$ 64,2 milhões na época).

Otávio infringiu toque de recolher estabelecido pelo Porto

Em 21 de abril, o zagueiro promoveu uma festa para comemorar seu aniversário de 23 anos. Contudo, Otávio infringiu o toque de recolher obrigatório estipulado pelo Porto — ao lado dos jogadores Tiago Djaló e William Gomes.

Em vídeo viralizado nas redes, os atletas deixaram um bar em Portugal por volta das 4 horas da manhã. Alguns torcedores registraram o ocorrido e enviaram as imagens para dirigentes do clube — em seguida, a Polícia apareceu no local.

Otávio foi multado pela diretoria dos dragões e teve postura criticada pelo ex-técnico do Porto, Martín Anselmi. O ocorrido foi crucial para a equipe não considerá-lo mais parte dos planos para a temporada 2025/2026.

Quanto o Flamengo pode lucrar com a ida de Otávio ao Paris FC?

O Flamengo pode lucrar caso ocorra uma venda do zagueiro ao rival do PSG. Como o Garoto do Ninho jogou na Gávea dos 16 aos 20 anos (entre 2018 e 2022), o Mais Querido tem direito a 2,5% do montante da transferência.

Isso porque o mecanismo de solidariedade da Fifa garante tais porcentagens aos clubes formadores: 

  • 0,25% do valor de uma transação por cada ano que o atleta passou no clube entre o 12º ao 15º aniversário
  • 0,5% do valor de uma transação por cada ano que o atleta passou no clube entre o 16º ao 23º aniversário

Vale lembrar que, após a ida de Otávio ao Porto em 2024, o Flamengo não possui mais qualquer porcentagem dos direitos econômicos do atleta.