'Não entendo vocês!': Luis Enrique, do PSG, desabafa sobre futebol sul-americano

Durante em entrevista coletiva, Luis Enrique, técnico do PSG, fez um elogio veemente ao futebol sul-americano e criticou o que vê como uma excessiva preocupação de brasileiros, argentinos e outros sul-americanos em se equiparar ao futebol europeu.
➕ Brasileiros na Copa do Mundo de Clubes: vice do Flamengo, Botafogo choca o mundo e vence PSG
“Não sei por que os brasileiros, argentinos e sul-americanos estão tão preocupados se são melhores ou não que os europeus. Eu não entendo porque todas as equipes europeias querem jogadores brasileiros, argentinos, mexicanos, americanos. Estão cheias deles."

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Luis Enrique utilizou números para corroborar seu ponto de vista. Atualmente, mais de 150 atletas brasileiros participam dos principais torneios europeus. Além deles é notável a presença de jogadores argentinos, uruguaios e colombianos em equipes de alto nível como Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e PSG, o próprio clube dirigido pelo espanhol.
"São 154 brasileiros, não sei quantos argentinos. Claramente o futebol sul-americano é uma potência mundial. O que acontece é que os jogadores vão para a Europa para jogar nas melhores equipes. Mas não há nenhuma dúvida do nível top das equipes sul-americanas. Nenhuma dúvida! Não entendo! Os vejo muito preocupados com isso."
A fala de Luis Enrique desafia uma visão comum de que o futebol sul-americano estaria em descenso em relação ao domínio financeiro e estrutural da Europa.
Desempenho dos clubes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes
Até o momento, os clubes brasileiros em campo lideram seus respectivos grupos Flamengo e Botafogo venceram nas duas partidas que aturaram e já estão classificados para as oitavas.
A performance também engloba empates entre Palmeiras e Fluminense na primeira rodada, seguidos de vitórias na segunda rodada. Até agora, o Brasil é o único país que possui essa combinação de invencibilidade e volume de produção.
Veja os resultados dos clubes brasileiros até aqui:
- Palmeiras 0 x 0 Porto
- Botafogo 2 x 1 Seattle Sounders
- Flamengo 2 x 0 Espérance
- Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund
- Palmeiras 2 x 0 Al Ahly
- PSG 0 x 1 Botafogo
- Flamengo 3 x 1 Chelsea