O que mudou desde o último Flamengo x Bahia no Maracanã em 2021

28/09/2023, 17:22
Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã após dois anos do último encontro

Neste sábado (30), Flamengo e Bahia se reencontram no Maracanã. No primeiro turno, o Rubro-Negro foi até a Fonte Nova em Salvador e venceu por 3 a 2 em um jogo movimentado para ambos os lados. Porém, no Rio de Janeiro, o último jogo entre as equipes aconteceu há quase dois anos.

Nesse sentido, o MRN separou alguns aspectos importantes que mudaram em Flamengo e Bahia desde o último embate no Maracanã, em novembro de 2021. Na ocasião, o Mais Querido goleou o tricolor do Nordeste por 3 a 0 com Gabigol, Michael e Andreas Pereira marcando. O jogo, porém, também foi marcado por expulsões: Rossi agrediu Diego Ribas, que revidou pegando o atacante pelo pescoço. Ambos receberam vermelho, assim como Matheus Bahia, que foi punido por falta dura.

Leia mais: Flamengo x Bahia: vidente prevê o placar pela 25ª rodada

Times de Flamengo e Bahia mudaram completamente

Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã após dois anos do último encontro
Foto: Wagner Meier/Getty Images

As equipes que Flamengo e Bahia se enfrentaram em 2021 são completamente diferentes do que devem ir a campo neste sábado (30). O Mengão, por exemplo, tinha o seguinte time escalado: Hugo Souza; Rodinei, Gustavo Henrique, David Luiz e Ramon; Diego, Thiago Maia e Andreas Pereira; Kenedy, Vitinho e Gabigol. Desse time, apenas três dos 11 jogadores seguem no Flamengo: David Luiz, Thiago Maia e Gabigol.

Assim como o time Rubro-Negro, o Bahia mantém apenas três dos 11 jogadores que entraram no Maracanã em 2021. Na ocasião, o tricolor foi a campo com: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otavio e Matheus Bahia; Daniel e Edson; Raí, Mugni e Juninho Capixaba; Gilberto. Assim, apenas Danilo Fernandes, Matheus Bahia e Lucas Mugni permanecem no clube.

Poucos torcedores no Maracanã

Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã após dois anos do último encontro
Foto: Wagner Meier/Getty Images

A goleada do Flamengo contra o Bahia aconteceu com as arquibancadas do Maracanã quase vazias. Isso porque, em novembro de 2021, o Brasil ainda estava se recuperando da pandemia da Covid-19 e o risco sanitário ainda existia. Além disso, a volta dos públicos aos estádios havia sido permitida há pouco tempo, o que fez muitos torcedores ainda sentirem receio de aglomerações. Nesse sentido, o Maracanã registrou um público de 9.488 presentes.

Esse não deve ser o cenário que Fla e Bahia encontrão no sábado (30), ainda que poucos ingressos tenham sido vendidos até então. Certamente, a torcida rubro-negra deve comparecer em menor número como de costume para protestar contra a péssima fase atual. Contudo, o público ultrapassará os 9.488 que acompanharam o jogo em 2021.

As trocas de técnico de cada time em dois anos

Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã após dois anos do último encontro
Foto: Wagner Meier/Getty Images

Desde novembro de 2021, o Flamengo teve quatro técnicos a frente da equipe. Renato Gaúcho quem comandava o Fla contra o Bahia naquele jogo, mas foi demitido ainda no fim de novembro após a derrota na final da Libertadores. Em seguida, passaram pelo Rubro-Negro: Paulo Sousa (2022), Dorival Júnior (2022), Vitor Pereira (2023) e Sampaoli (2023). Essa lista, porém, deve se estender ainda mais: o Flamengo pode acertar com Tite, o quinto técnico, até o jogo de sábado.

Já o Bahia, era comandado por Guto Ferreira naquela partida. Porém, nos anos seguintes, o tricolor também mudou de treinador quatro vezes: Enderson Moreira (2022), Eduardo Barroca (2022), Renato Paiva (2023) e Rogério Ceni (2023).


Partilha