Ni hao: Flamengo se lança no mercado chinês e expande sua marca

12/02/2021, 21:19
Atualizado: 01/11/2023

Flamengo chega ao mercado asiático em comemoração pela chegada do Ano Novo Chinês, o Ano do Boi de Metal

Com população na casa de 1 bilhão e 400 milhões de pessoas, a China se tornou o novo alvo do Flamengo. Como parte da comemoração pela chegada do Ano Novo Chinês, o Ano do Boi de Metal (4719), o clube anunciou nesta sexta-feira que entrou nas plataformas chinesas Weibo, Toutiao, Douyin (a versão chinesa do Tik Tok) e Kuaishou (a versão chinesa do Kwai). A informação foi divulgada através do Twitter.

Por conta da concorrência ocidental, o país asiático aderiu à criação e popularização de redes sociais próprias. Assim, muitos clubes do mundo passaram a atuar também no mercado chinês através destas ferramentas próprias.

Redes como Facebook e outras são parcialmente ou totalmente bloqueadas no país. Com isso, a comunicação esportiva dessas equipes ou até mesmo divulgações acabam limitadas. Utilizando-se dos meios digitais chineses, essas limitações são contornadas.

O comunicado foi feito através do Twitter, plataforma que tem limitações na China:

“Para comemorar, temos o prazer de informar que, neste mês, o Flamengo fará a sua estreia nas redes sociais chinesas. Estaremos presentes nas seguintes plataformas: Weibo, Toutiao, Douyin (a versão chinesa do Tik Tok) e Kuaishou (a versão chinesa do Kwai)”, dizia a mensagem.

Com a entrada do Flamengo no mercado da China, o Rubro-Negro visa ampliar ainda mais sua marca e seu engajamento na internet. Atualmente, o clube lidera o ranking de seguidores nas redes sociais em todo continente americano, de acordo com o site “Deportes & Finanzas”.

LEIA MAIS: Campeonato Carioca de 2021 é adiado

VEJA TAMBÉM: Lembra dele? Ex-Flamengo acerta com a Ponte Preta

Gustavo Oliveira, vice-presidente de comunicação e marketing do Flamengo, também comentou sobre a entrada nas redes sociais chinesas. Em entrevista ao UOL, o dirigente afirmou que faz parte da estratégia de reformulação do departamento:

“Temos muito orgulho do trabalho realizado. Este é o resultado dos investimentos e da reestruturação que fizemos no setor, além do enorme esforço do nosso time de Comunicação em produzir uma grande quantidade de conteúdos de alta qualidade, capazes de motivar o fortíssimo engajamento da espetacular Nação Rubro-Negra. Os números são realmente muito positivos. Em 2021, teremos várias novidades que, tenho certeza, ajudarão a continuar com este crescimento”, disse ao site.

Somando as principais plataformas digitais no Brasil, o Flamengo ultrapassa 37 milhões de seguidores.


Bruno Guedes
Autor
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes