Neurocientista vê Flamengo de Jorge Jesus superior ao de Renato no psicológico: 'Parecem fora de órbita'

29/09/2021, 14:26
Renato Gaúcho Flamengo Jorge Jesus

Em entrevista à revista GQ nesta quarta-feira (29), o neurocientista Fabiano de Abreu afirmou que os psicológico e físico do Flamengo de Jorge Jesus eram mais eficazes que do Renato Gaúcho. De acordo com ele, muitos jogadores parecem “fora de órbita”.

LEIA MAIS: Com ingressos mais baratos, Flamengo inicia venda para jogo contra Athletico-PR; veja como comprar

A análise do PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo veio após a conversa entre os técnicos Renato Gaúcho e Vagner Mancini. No último domingo (26), o técnico do Flamengo revelou que os jogadores rubro-negros estão com problemas físicos. Fabiano então comparou ao time de Jorge Jesus, em 2019 e 2020:

“Traçando uma comparação com a equipe treinada por Jorge Jesus, pode-se dizer que o time treinado pelo português era mais eficiente em relação à questão física. Os jogadores jogavam em ritmos tão frenéticos quanto agora, mas há grandes diferenças a se pontuar. E isso tem relação com a equipe técnica do português e sua competência”, disse à publicação.

Para Fabiano de Abreu, a partida contra o América-MG mostrou um Flamengo fora de foco. Mas as muitas lesões, explica o neurocientista, passaria por este problema:

 “Se analisarmos o comportamento dos jogadores, parece que muitos deles estão “fora de órbita”. Ou seja, parece que eles estão com a atenção em qualquer outro lugar, menos no jogo que estão disputando”, analisou o PhD.

E prosseguiu:

“É necessário que os atletas e o treinador tenham um foco atencional. Afinal, para que você tenha o melhor planejamento e a melhor estratégia para vencer o adversário, é preciso que você consiga que todo o seu corpo físico trabalhe de forma eficiente”, explicou.

Psicanalista diz que falta trabalho psicológico no Flamengo

Entretanto, Fabiano vê o Flamengo sem um trabalho específico na parte psicológica. De acordo com o neurocientista, esta parte, junto à física, seriam fundamentais ao time:

VEJA: Barcelona x Flamengo: onde assistir, horário e provável escalação

“Não sei se a equipe de Jorge Jesus tinha um profissional como um psicólogo, ou se era o próprio treinador que sabia fazer este trabalho melhor com os jogadores. Mas lembro que o preparo físico, o foco atencional e a alegria daquela equipe era muito melhor do que o atual”, disse na entrevista.

O Flamengo encara o Barcelona (EQU) nesta quarta-feira (29), 21h30, pelo jogo de volta das semifinais da Libertadores da América. O clube pode perder por até um gol de diferença ou dois, caso marque ao menos um no Equador.


Partilha
Bruno Guedes
Autor

Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes