NBB e Flamengo: uma história de títulos, glórias e conquistas
O Novo Basquete Brasil (NBB), tem o Flamengo como uma de suas principais equipes. O Fla Basquete é o maior campeão do NBB, com 7 títulos em 9 finais (aproveitamento de 77,7% nas decisões que disputou. Por conta dos títulos nacionais e internacionais, o time de basquete do Mengão ganhou a alcunha de “Orgulho da Nação”.
Ainda assim, o título do NBB já não vem para a Gávea há duas temporadas. O Mengão passa por um processo de reformulação e, ainda que lidere o campeonato neste momento, ainda faz algumas atuações irregulares, sem ter necessariamente o mesmo domínio de antes sobre boa parte dos adversários.
Leia mais: Flamengo vence o Pinheiros e segue embalado no NBB
Dessa forma, o Mundo Bola vem contar a trajetória vitoriosa que envolve NBB e Flamengo, maior campeão do torneio. Iremos relembrar os títulos, mencionar as participações internacionais do Fla Basquete e sobre a história e o formato da principal competição nacional da modalidade.
NBB e Flamengo: uma dobradinha de sucesso
A história do NBB não poderia começar sem o Flamengo. A liga foi fundada em 2008, num modelo similar ao da NBA, liga de basquete norte-americana e principal campeonato da modalidade no mundo. A ideia era que os clubes presidissem a competição, assim como nos Estados Unidos. O torneio também seguiu o modelo de começar a temporada em um ano e finalizar em outro. Ou seja, a primeira edição foi 08/09.
Como mencionado anteriormente, ao pensar em basquete no Brasil, NBB e Flamengo são quase sinônimos. Aliás, o Mais Querido foi o primeiro campeão do torneio, que é reconhecido pela Federação Internacional de Basquete. Na temporada 2008/09, o Fla Basquete terminou líder da fase de grupos e bateu Pinheiros, Joinville BA e o Lobos de Brasília na grande decisão. O MVP (Most Valuable Player ou jogador mais valioso, em português) ficou com Marcelinho Machado.
Após o primeiro título do NBB, o Flamengo ainda viveu um hiato, ficando três temporadas sem vencer a competição. O Lobos Brasília venceu em 2009/10, 2010/11 e 2011/12. O Fla Basquete só voltou a erguer o troféu do NBB no ano seguinte, na temporada 2012/13. E quando levantou, emendou uma sequência histórica com 4 títulos seguidos.
Atualmente, o Flamengo é o maior campeão do NBB, tendo vencido 7 vezes a competição e sendo vice em apenas duas vezes. O último título do Mais Querido foi na temporada 20/21. O atual campeão do basquete nacional é o Franca, que venceu seus dois títulos de sua história de maneira consecutiva, nas temporadas 21/22 e 22/23.
As boas participações do Flamengo no NBB, seja com títulos ou não, renderam ao clube a oportunidade de participar da Basketball Champions League Americas (BCLA). Aliás, está participando nesta temporada, mesmo sem ter sido campeão na última. O grupo do Mengão é com o Hebraica Macabi, do Uruguai, e o Boca Juniors, da Argentina. Em janeiro de, jogará em solo uruguaio por mais uma rodada da competição. O clube venceu a BCLA uma vez e também foi bi mundial.
Basquete Rubro Negro: uma máquina de títulos e campeões
O Basquete do Flamengo já era vitorioso muito antes do começo do NBB. Em 1919, ocorreu o primeiro torneio de basquete do Brasil, vencido justamente pelo Mais Querido. Porém, a Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), não reconhece o título de maneira oficial. Dessa forma, o primeiro reconhecido foi em 1932, no Campeonato Carioca. Em seguida, ainda viria a vencer em 1933, 34 e 35.
Treze anos após o tetracampeonato, o Flamengo vivia uma seca de títulos da competição. Assim, surge um dos maiores nomes do basquete rubro-negro: Togo Renan Soares, o “Kanela”. Kanela foi técnico do Mengão tanto em quadra como em campo, entre 1948 e 49. No FlaBasquete, venceu o Campeonato Carioca 14 vezes, sendo decacampeão entre 1951 e 1960.
O legado de Kanela no basquete do Flamengo é tamanho, que um dos ginásios do clube leva seu nome. O treinador ainda comandou a equipe campeã do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões de Basquete Masculino de 1953, que fez do Mais Querido o primeiro campeão internacional de basquete do Brasil.
Oscar Schmidt
Talvez o principal nome da história do basquete brasileiro, o ala Oscar Schmidt foi um dos principais também do Fla Basquete. Vestindo a camisa rubro-negra, o “Mão Santa” venceu dois Campeonatos Cariocas, em 1999 e 2002. O ídolo encerrou sua carreira no Mengão, como um dos maiores pontuadores da história do esporte, marcando mais de 49 mil pontos, superando o norte-americano Kareem Abdul-Jabbar que tinha 46 mil. A marca foi ultrapassada em 2001, durante um Fla x Flu.
Marcelinho Machado
Avançando à era em que NBB e Flamengo se encontram, não dá para não falar de Marcelinho Machado, o “MarceZico”. O ala, que é considerado também o “Rei do Basquete Brasileiro”, é tricampeão dos Jogos Panamericanos de Basquete, além de escrever sua história no Fla Basquete. Marcelinho esteve nos principais títulos do Mais Querido desde 2007 até 2018, quando se aposentou.
Já na temporada 2007/08, Marcelinho Machado esteve no elenco que venceu o primeiro título nacional do basquete rubro-negro. Na temporada seguinte, venceu o primeiro NBB para o Flamengo, justo na primeira edição do campeonato. Nos anos seguintes, seguiu sendo Campeão Carioca, além de levantar a taça do campeonato brasileiro em outras 4 ocasiões.
Dentre outros títulos importantes de “MarceZico”, estão a Liga das Américas (atualmente chamada de Basketball Champions League Americas) e o Mundial Interclubes, ambos conquistados em 2014.
Olivinha
Por fim, é indispensável mencionar a passagem de Olivinha pelo Mengão. O Deus da Raça também é figura fundamental na história que envolve NBB e Flamengo. O craque rubro-negro teve três passagens pelo Orgulho da Nação, estando no clube atualmente e sendo multicampeão pelo Fla.
Dentre os títulos de destaque de Olivinha no Flamengo, estão 6 títulos do NBB, 10 Campeonatos Carioca, 1 Liga das Américas, 1 Basketball Champions League Americas, 2 Mundiais e 2 Copas Super 8. Atualmente, ele está lesionado, mas deve retornar às quadras em 2024 ainda na atual temporada.
Onde assistir NBB Flamengo?
Para assistir aos jogos de basquete do Flamengo, seja no NBB ou nas demais competições, como BCLA e Copa Super 8, o torcedor rubro-negro tem diversas opções para assistir aos jogos. Geralmente, o dono dos direitos de transmissão muda a cada jogo. As transmissões vão desde canais pagos de TV, como SporTV e ESPN, à reproduções gratuitas no YouTube, pela Fla TV ou no canal oficial da liga.
Portanto, o recomendado ao leitor é que siga acompanhando o Mundo Bola, que informa no site de maneira completa sobre o horário e onde assistir aos jogos do Flamengo no NBB e demais competições de basquete. Além disso, nos jogos em casa, nossos repórteres marcam presença, trazendo informações em tempo real diretamente de nossa conta do Twitter.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.