Mundial de Clubes: Vitor Pereira terá menos de um mês para definir Flamengo ideal
O Flamengo vai ter um início de 2023 agitado. O Rubro-Negro tem três das sete competições que vai disputar no ano sendo definidas antes do início de março. Maus resultados na Supercopa do Brasil (28/1), Mundial de Clubes (1 a 11/2) e Recopa Sul-americana (21 e 28/2) podem colocar o ano de trabalho em cheque.
O tempo derá curto para todos, mas o técnico Vitor Pereira certamente será um dos mais pressionados. O português começa a trabalhar em dois de janeiro, mas já precisa ter um grupo de 23 jogadores definido como seus titulares e reservas até 25 de janeiro. Isso porque é nessa data que o Flamengo precisa enviar a lista de incritos para a FIFA.
Leia Mais: Conmebol já definiu dois locais candidatos a sediar a final da Libertadores 2023
De acordo com o jornalista Marcel Rizzo, do UOL, a entidade mundial exige que os clubes classificados para o Mundial de Clubes enviem a lista definitiva de jogadores que atuarão no evento até uma semana antes do primeiro jogo. Como o Mundial inicia em primeiro de fevereiro, 25 de janeiro é a data limite.
Flamengo ainda pode trazer novos jogadores
Com esse calendário apertado, o técnico do Flamengo pode inclusive ter que relacionar jogadores com quem trabalhou por menos de duas semanas. Isso porque a janela de transferências no Brasil abre apenas em 11 de janeiro. O meia Gerson, por exemplo, que pode voltar do Olympique de Marseille, só estaria apto a jogar a partir dessa data. Antes da lista final, Votor Pereira poderá enviar uma pré-lista no iníciop de janeiro com entre 24 e 32 nomes.
Sete clubes estão classificados para o Mundial de Clubes da FIFA 2022, que acontece de primeiro a 11 de fevereiro, no Marrocos. As datas exatas dos jogos ainda não foram divulgadas, mas também os locais estão indefinidos.
O Flamengo deve jogar uma das semifinais em sete ou oito de fevereiro. Se passar para a final, joga de novo em 11 de fevereiro. Também jogam o Mundial o Real Madrid (UEFA), Seattle Sounders (Concacaf), Al Ahly (CAF), Wydad Casablanca (Marrocos), Al Hilal (Ásia), Auckland City (Oceania).