Muitos gols, polêmicas e rivalidade: fatos marcantes de Flamengo e Bahia
Neste domingo, o Flamengo encara mais um desafio pelo Campeonato Brasileiro. Buscando defender seu título, o Fla vai até Pituaçu para enfrentar o Bahia. A partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão, marca a estreia de Renato Gaúcho como treinador do Rubro-Negro na competição nacional.
O treinador não terá missão fácil, já que nos últimos anos, o Bahia tem se mostrado um adversário duríssimo para O Mais Querido. Uma partida que sempre foi tradicional no Brasil, ganhou toques de rivalidade nos últimos confrontos.
Veja mais: Paulo Pelaipe surpreende com revelações sobre métodos de trabalho de Jorge Jesus no Flamengo
Historicamente, o Flamengo leva a melhor no confronto quando se trata do Brasileirão. São quarenta e quatro jogos pelo torneio, com dezessete vitórias do Mais Querido, dezesseis empates e onze derrotas. Ao longo dos confrontos, o Rubro-Negro marcou setenta e oito gols e sofreu cinquenta e cinco.
Veja a seguir fatos marcantes do confronto entre Flamengo e Bahia
O retorno do maior!
Apesar de não ser recente, a partida do dia 14 de julho de 1985 marcou pra sempre a história do confronto. Naquele dia, retornava ao Brasil o maior ídolo da história do Flamengo, nada mais nada menos do que Zico. O eterno camisa dez da Gávea voltava pra casa após um período no futebol italiano. Na ocasião, 3 a 0 para o Flamengo com gols de Tita, Chiquinho e é claro, Zico.
Goleada sofrida e hat-trick de Jájá
Na Copa João Havelange de 2000, o Fla acabou saindo com péssimo resultado no confronto, 4 a 1 para o Tricolor Baiano. Na época, o Rubro-Negro contava com jogadores como Adriano, Denílson e Pet no elenco, entretanto, quem se destacou foi Jájá, que marcou três gols para o Bahia e, junto com Jean, selou a vitória do clube baiano.
Golpe duro em Mister e post polêmico
No dia 4 de agosto de 2019, o Flamengo foi até a Arena Fonte Nova repleto de novidades. Além de Jorge Jesus que tinha chego a pouquíssimo tempo, o Rubro-Negro contava com a estreia de seu uniforme número três e também do lateral Filipe Luís. A partida no entanto, não marcou um bom começo nem para o Manto e nem para Filipe. 3 a 0 Bahia com direito a hat-trick de Gilberto.
O resultado foi tão desastroso, que torcedores chegaram a pedir a saída do treinador Jorge Jesus, acreditando que o português não conseguiria emplacar um bom trabalho em solo brasileiro.
Após a partida, o perfil do Bahia fez um post polêmico ironizando torcedores do Flamengo nascidos no Nordeste. Curiosamente, o jogador escolhido para a foto da postagem foi Gilberto, autor do três gols naquele dia mas que já declarou sua torcida pelo Fla em algumas ocasiões.
Virada eletrizante e caso lamentável
Uma das melhores partidas da história do confronto com certeza foi a última. Na ocasião, o Flamengo abriu o placar logo no comecinho com golaço de Bruno Henrique e muitos já imaginavam uma goleada. Entretanto, o Rubro-Negro sofreu o primeiro golpe quando Gabigol foi expulso em lance muito polêmico.
O Flamengo ainda conseguiu ampliar com Isla, porém, no segundo tempo, viu o Bahia virar o jogo com dois gols de Gilberto e um de Ramírez. Àquela altura, muitos já desacreditavam de uma reação do Flamengo, entretanto, faltando pouco menos de dez minutos para o fim da partida, Pedro iniciou a reação que foi completa por Vitinho aos 46 minutos. 4 a 3 e vitória importante na caminhada pelo título.
Apesar do grande espetáculo dentro de campo, infelizmente a partida ficou marcada por uma ocasião lamentável. Após o fim do jogo, Gerson, que hoje está na França, falou com os jornalistas e fez uma acusação gravíssima contra Ramírez do Bahia. De acordo com Gerson, jogador do Bahia teria dito “Cala boca, negro”.
A revolta do jogador do Fla era clara. Ainda durante a partida, o camisa oito chegou a discutir com o técnico Mano Menezes e com os reservas do Bahia. Juan Ramírez chegou a ser indiciado por injúria racial mas o caso foi arquivado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
Acompanhe o jornalista Paulo Oliveira no Twitter