Ex-lateral do Flamengo, Mauro Fonseca, conhecido como Maurinho, está fazendo sucesso como treinador do Parintins FC no Campeonato Amazonense. O time comandando pelo ex-atleta é o único que segue invicto após a primeira fase do torneio, tem a defesa menos vazada e sonha com campanha final que dê vaga para competições nacionais.
O Parintins terminou o primeiro turno com quatro vitórias e três empates. A equipe chegou às semifinais da primeira fase, mas foi eliminada nos pênaltis após empate com o São Raimundo. O revés nas penalidades, no entanto, não diminuiu os elogios de Maurinho pelo desempenho e organização de sua equipe nas setes partidas.
➕: Cebolinha lidera estatísticas ofensivas do Flamengo na Era Tite
“Fomos muito competitivos. Brigamos pela bola e pelo espaço. Tivemos a tranquilidade de nos mantermos organizados defensivamente para suportarmos as pressões nos momentos de dificuldade dentro das partidas. Conseguimos impor um poder ofensivo muito bom”, disse o treinador.
A defesa do Parintins sofreu apenas dois gols durante a primeira fase do torneio, ambos de bola parada. O primeiro em cobrança de escanteio, em empate com o Amazonas FC, e o segundo em cobrança de pênalti no confronto com o Nacional.
Mauro Fonseca celebrou os dados e afirmou que seus treinamentos são focados na fase defensiva. Ele entende que times sólidos defensivamente tendem a conquistarem as melhores campanhas, e o desempenho do primeiro turno comprova que sua ideias estão dando resultado.
“Treinamos muito os conteúdos de organização e transição defensiva. Com a experiência que tenho nesses anos de futebol, sei que uma equipe que sofre poucos gols, é uma equipe que faz boas campanhas nas competições. E o resultado nosso no primeiro turno prova isso”, analisou Maurinho.
O Parintins estreia no returno do Campeonato Amazonense no próximo sábado (2), às 15h30, em reencontro com o São Raimundo. Serão cinco rodadas no turno e, assim como no primeiro, os quatro melhores dos grupos A e B se classificam para as quartas de final.
Buscando vaga na Série D e na Copa Verde de 2025, a equipe precisa terminar o torneio com uma das melhores campanhas. Com o Amazonas FC na Série B, a terceira campanha geral pode resultar na garantia da vaga. Isso porque o estado do Amazonas teve duas vagas na quarta divisão do Campeonato Brasileiro na atual temporada.
Passagem de Maurinho pelo Flamengo
Maurinho chegou ao Flamengo em 1997, com 22 anos, após se destacar com a camisa do Bragantino. Volante de origem, ele foi deslocado para a lateral-direita ao chegar no Rubro-Negro e passou a atuar na nova posição. Seu início foi difícil, com muitas críticas da torcidas, mas conquistou seu espaço aos poucos.
No fim, Mauro ficou no Mengão por cinco temporadas e disputou mais de 200 partidas com o Manto Sagrado. Entre 1997 e 2022, o lateral-direito conquistou cinco títulos pelo clube: Tri Campeonato Carioca (1999, 2000 e 2001), Copa Mercosul (1999) e Copa dos Campeões (2001).
Um dos momentos marcantes do lateral foi uma brincadeira da torcida. No dia 1º de abril 2000, quando sua relação com torcedores estava bem mais amena do que em anos anteriores, rubro-negros que estavam na geral do Maracanã entoaram “ão, ão, ão, Maurinho é Seleção” em jogo de destaque do lateral contra o Olaria. No entanto, em seguida cantaram “il, il, il, primeiro de abril”, gerando risadas em campo.
Maurinho também se divertiu com a brincadeira e ainda permaneceu dois anos no clube antes de sua saída. Passou por clubes como Coritiba, Paysandu e Náutico. Ele virou treinador em 2018, quando foi campeão da Série C do Carioca pelo Mageense, e chegou ao Parintins nesta temporada.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.