Mauricio Salgado descarta pressão e confia em evolução do Flamengo

23/02/2024, 19:27
Maurício Salgado, técnico do Flamengo feminino, comenta estreia contra o Fluminense

Tentando subir de patamar no futebol feminino brasileiro, o Flamengo investiu pesado e reformulou o seu elenco para 2024. Com nomes importantes como Cristiane, Gabi Barbieri e Djeni, o Rubro-Negro promete ser competitivo nesta temporada, mas a equipe vem enfrentando dificuldades nos seus primeiros jogos.

Ainda sem o melhor entrosamento e com a equipe assimilando o novo modelo de jogo, o Flamengo vem de duas derrotas, para Ferroviária e para o Botafogo, pela Supercopa do Brasil e pela Copa Rio, respectivamente. Apesar do início conturbado, os resultados não assustam o técnico Mauricio Salgado.

Flamengo estreia nesta quinta- feira na Copa do Brasil Sub-20 em busca de título inédito

Em entrevista exclusiva ao Mundo Bola, o treinador do Flamengo falou sobre o atual estágio do time na temporada, descartou que o elenco esteja sentindo qualquer tipo de pressão, e demonstrou total confiança na evolução do time no decorrer da temporada. Veja abaixo a entrevista na integra.

Entrevista exclusiva com Maurício Salgado, técnico do Flamengo

Mundo Bola: Após a boa estreia na temporada, o Flamengo vem de dois tropeços. É um problema de entrosamento? Já que chegaram vários reforços?

Maurício Salgado: “Em início de temporada, a gente pauta o trabalho, a questão da evolução. Primeiro, quando você está em início de trabalho é a evolução, o rendimento e o resultado. Estamos satisfeitos com o grau de evolução, na medida em que é uma pré-temporada ainda. Jogadoras que chegaram e que já estavam, ainda não estão no ápice físico”, iniciou.

“Estamos buscando um melhor entrosamento no campo tático, e obviamente, pelo tempo de inatividade, precisamos resgatar um pouco a qualidade técnica que todas elas tem. Acreditamos que houve uma evolução do primeiro para o segundo jogo, e do segundo para o terceiro. A questão é que no primeiro jogo conseguimos desenvolver e transformar em gols, e nos demais tivemos mais dificuldades. Estamos na expectativa para resgatar o caminho das vitórias. Mas em grau de evolução, estamos satisfeitos e vai melhorar no decorrer da temporada”.

Mundo Bola: Quais são os pontos mais urgentes que o time precisa melhorar para ter uma sequência positiva?

Maurício Salgado: “Acho que é uma junção de fatores, dentro de uma dinâmica de estarmos em competição. Acreditamos que a gente larga na frente de outras equipes na medida que iniciamos a temporada mais cedo. Imagino que a gente deva melhorar gradativamente, primeiro no grau de entendimento tático e aplicação.

A gente tem que melhorar também tecnicamente, acreditamos que no quinto, sexto jogo já esteja melhor, na retomada de trabalho. E acho que é uma conjunção disso, a questão do grau de entrosamento e ritmo que a gente vai ganhando mais competitividade, mais ritmo efetivo de campeonato. Isso é uma vantagem, quando o Brasileiro começar já teremos passado dessa fase de busca de entrosamento”.

Maurício Salgado, técnico do Flamengo feminino. Treinador comentou planejamento para a temporada de 2024 e destacou importância de reforços na pré-temporada
Foto: Divulgação/Flamengo

Pressão causa impacto no Flamengo?

Mundo Bola: Pelo bom time, a torcida está com grandes expectativas para a temporada. Os resultados ruins, mesmo que nesse início, impactam no emocional das atletas?

Maurício Salgado: “Obvio que ao representar uma camisa como a do Flamengo, é natural que haja um acompanhamento maior de torcida, que é muito bom, e que vem junto de elogios e cobranças, faz parte do processo. Mas estamos bem tranquilos em relação ao processo, as jogadoras principalmente.

Temos jogadoras experientes, além de jovens talentos mas com muita experiência. Então, quanto a dinâmica de pressão, a gente entende que jogar em uma equipe desse tamanho há uma pressão natural. Mas tentamos transformar isso em pressão positiva. Há o impacto de querer ganhar, de não ter vencido, isso nos deixa insatisfeitos, mas não com falta de segurança, de confiança”, afirmou.

Cristiane comemora primeiro gol com a camisa do Flamengo
Foto: Flamengo / Divulgação

Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.