Maracanã: Flamengo e Fluminense contra-atacam o Vasco na Justiça
Flamengo e Fluminense entraram na briga pela renovação do Termo de Permissão de Uso do Maracanã (TPU). Os dois clubes se manifestaram e pediram para entrar como interessados na ação do Vasco contra o Governo do Rio de Janeiro. O cruzmaltino pediu liminar para impedir a renovação do TPU sem chamamento público.
O atual Termo de Permissão de Uso do Consórcio Maracanã, composto pela dupla Fla-Flu, termina nesta terça-feira (25). Assim, os clubes alegam que não há tempo para realizar um chamamento público na véspera do término do TPU. Afinal, poderia gerar “prejuízos e transtornos” para o Governo do Rio, que está em recuperação fiscal.
Leia também: Corinthians acompanha de perto movimento de ídolo do Flamengo
Além disso, os clubes defendem que a renovação do TPU foi autorizada pelo Tribunal de Conta do Estado do Rio de Janeiro (TCE). O Tribunal decidiu que o Estado do Rio poderia renovar o TPU até uma definição sobre a concessão definitiva do estádio.
Assim, Flamengo e Fluminense entendem que o atual Termo de Permissão de Uso deve ser renovado e, caso não haja definição sobre o edital, o Governo deve realizar chamamento público em até 180 dias, prazo de duração do termo.
Flamengo e Fluminense questionam interesse do Vasco no Maracanã
Flamengo e Fluminense também questionaram o interesse da 777 Partners, empresa dona do futebol do Vasco, no Maracanã. De acordo com os clubes, o interessa da empresa no estádio é potencializar retornos financeiros aos investidores.
“Também no contexto da disputa pelo equipamento público, a peça inicial de Flamengo e Fluminense lembra que os clubes “são entidades filantrópicas, que têm como finalidade exclusiva a tutela do ‘interesse público’ na gestão do Estádio do Maracanã para satisfação dos seus torcedores, sem a busca desmesurada por lucros, a única e exclusiva preocupação do VASCO DA GAMA com o COMPLEXO MARACANÃ gravitará em torno da potencialização dos retornos financeiros da 777 PARTNERS.”
Em seguida, classificam como “exótico” o compromisso do Vasco de ceder o Maracanã para Flamengo e Fluminense caso administre o estádio. Os clubes lembram mais uma vez que o rival é controlado por uma empresa americana e se intitulam como “os maiores clubes cariocas de futebol.”
“…o exótico “compromisso” mencionado pelo VASCO DA GAMA no item 25 de petição inicial seria cômico, não fosse trágico. Assumindo traços coloniais, o impetrante deseja mandar e desmandar no COMPLEXO DO MARACANÃ, extraindo os benefícios da exploração do estádio, e tolerando, quase que por graça imperial, que FLAMENGO e FLUMINENSE – os maiores clubes cariocas de futebol – utilizem o complexo desportivo se e quando houver sua aquiescência”, diz trecho da ação.
Governo ameaça fechar o Maracanã por tempo indeterminado
Nesta terça-feira (24), o Governo do Estado também se manifestou sobre a renovação do Termo de Permissão de Uso. A Casa Civil do Governo defendeu a cessão temporária. Além disso, afirmou que a não renovação do TPU pode gerar o “fechamento do estádio por tempo indeterminado”.
Flamengo e Fluminense administram o Maracanã desde 2019 e são responsáveis por todos os serviços. Assim, a Procuradoria do Governo do Estado lembrou que a Casa Civil teria que contratar cerca de 23 serviços diferentes de maneira emergencial caso não renovem o TPU.
Vale lembrar que o Maracanã será o palco do próximo jogo do Flamengo. O Rubro-Negro enfrenta o Maringá, nesta quarta-feira (26), às 21h30. Portanto, a partida será um dia após o término do TPU atual.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.