Maior lateral-direito da história do Flamengo, Leandro completa 62 anos

17/03/2021, 09:57
Leandro com a camisa do Flamengo; ídolo do Mengão participará de sessão de fotos e autógrafos com a presença de torcedores no Espaço essência rubro-negra

MRN Informação | Isaac Simões — O maior lateral-direito da história do Flamengo, Leandro completa 62 anos de idade nesta quarta-feira (17). Rubro-negro apaixonado, o ex-jogador fez parte da geração de ouro do Mengão, conquistando vários títulos para o clube, entre eles, a Libertadores e o Mundial de 1981.

Aliás, ao longo de sua carreira, Leandro só defendeu as cores do Flamengo e marcou para sempre a camisa 2 rubro-negra. Foram anos e anos conquistando títulos, aumentando número de jogos e construindo uma identificação gigantesca com o clube de seu coração e os mais de 40 milhões de torcedores.

Veja Mais: Ídolo rubro-negro, Leandro vibra e se emociona com Flamengo no Mundial e imagem viraliza

Carreira

José Leandro de Souza Ferreira nasceu em Cabo Frio, na Região dos Lagos, do Rio de Janeiro, em 17 de março de 1959. Ele chegou ao Flamengo ainda garoto, estreando com o Manto Sagrado em 1978, com apenas 19 anos. De lá para cá, foram ao todo, 415 partidas e 14 gols marcados pelo Rubro-negro, até encerrar a carreira em 1990.

Leandro Flamengo geração de ouro
Leandro atuou somente pelo Flamengo ao longo de sua carreira – Foto: reprodução

Muito técnico e versátil, o “Peixe Frito” como é chamado pelos ex-companheiros, se destacava pela elegância dentro de campo. Por isso, a qualidade com a bola no pé, fizeram de Leandro, o titular na lateral-direita da seleção brasileira, comandada por Telê Santana.

Leia também: Há três meses fora dos gramados, Thiago Maia fala sobre recuperação no Flamengo

Principais títulos

Leandro é um dos maiores vencedores da história do Flamengo. Assim, dentre os títulos mais marcantes de sua carreira, se destacam os quatro Campeonatos Cariocas (1978, 1979, 1981 e 1986), quatro Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1987), além da Libertadores e o Mundial, levantados em 1981.

Homenagem

Leandro Flamengo
Leandro inaugura busto na Gávea em 2019 – Foto: divulgação

Recentemente, Leandro teve seu rosto eternizado na Gávea. O Flamengo inaugurou um busto em sua homenagem no dia 23 de março de 2019 na sede social do clube. Vários torcedores compareceram ao evento e emocionaram o ex-lateral.

Relembre como foi:

Isaac Simões no Twitter e Linkedin.


Isaac Simoes
Autor

Jornalista, apaixonado por esportes e pela cultura fantástica do futebol. Trabalhei na TV Pajuçara (afiliada da Record em Alagoas), no Jornal Gazeta de Alagoas e no Portal Gazetaweb. Atualmente sou redator nos portais Mundo Rubro-Negro e Esporte Alagoa...